PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/10/2011

Educação integral e integrada

Educação Integral e Integrada

Com efeito, a conscientização referente ao sentido e ao desenrolar da vida exige uma integração harmoniosa entre o que se pensa, o que se sente, e o que se faz, em termos de vivência.

A educação é a ação de desenvolver e aperfeiçoar as faculdades físicas, intelectuais, emocionais e morais do homem.

A educação integral não pode prescindir dos fundamentos básicos: de saúde física, emocional e intelectual; de aprendizagem; de moral e civismo; de cultura, de ética e sociabilidade.

Sabemos que a educação informal (doméstica e popular) em geral não dispõe satisfatoriamente dos citados recursos técnicos, psicológicos e culturais, o que requer uma complementação escolar.

Contudo o que se tem notado é que, em termos de formação moral, até os mais “bem educados” nem sempre demonstram qualidades compatíveis com os valores morais que deveriam ser cultivados: honestidade, sinceridade, responsabilidade, respeito, dignidade...

A despeito da diversidade das crenças religiosas todas elas têm, em comum, a valorização do “saber”, do “bem”, do “direito e dever”, da “responsabilidade”, da “dignidade”, do “amor“ e da “perfeição”.

A religiosidade não implica necessariamente em discriminação de crença, de prática e de definições e sim, de sentimentos, de ideais e de dignidade moral.

Nem todos adotam uma “religião”, mas todos nós somos portadores de um sentimento inato de “religiosidade”, mesmo que em potencial.

Talvez o distanciamento, por escrúpulo, da religiosidade tenha sido uma das causas da educação atual estar tão fragilizada quanto à formação de homens verdadeiramente honestos, responsáveis e caritativos.

Por que não pensar na integração da religiosidade nos currículos escolares do Ensino Fundamental?

Educação e religiosidade complementam-se quanto ao propósito de proporcionar o desenvolvimento integral do ser humano - corpo e alma.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 28/08/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<< Participe

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics