A perfeição e o perfeccionismo
A perfeição é o “Estado do que é exato, correto, impecável.” Tem por característica a ausência de defeitos. (Dicionário Larousse Cultural)
A fim de valorizar seu trabalho todo bom empreendedor procura, com conhecimento, dedicação e capricho, isentar sua obra de quaisquer enganos, defeitos e imperfeições.
Como não somos perfeitos e lidamos com coisas imperfeitas temos dificuldade de alcançar, em todos os nossos atos e atividades, a perfeição desejada, por maior que seja a boa vontade.
O perfeccionismo consiste na “Tendência exagerada a querer fazer tudo com perfeição” (Dicionário Larousse Cultural)
Assim procedem os indivíduos a que se denomina “perfeccionistas”.
A tendência ao perfeccionismo decorre de um medo oculto de errar, que, muitas vezes, tem origem na necessidade de aprovação e carinho que vem desde a infância.
O transtorno dos perfeccionistas é não aceitar suas próprias falhas, não aceitando também as dos outros. Do descontentamento e do medo resultam as emoções desconexas e desagradáveis.
Sem o conhecimento do real motivo de suas mágoas e angústias compulsivas os perfeccionistas buscam incessantemente os elogios e as aprovações na esperança de se sentirem melhor.
O mais recomendável, porém, seria o reconhecimento da sua normal falibilidade e do seu gradativo aprimoramento, como todos devemos fazer.
- Texto elaborado por Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 18/09/2011
- Consulta: “Renovando Atitudes” (Francisco do E.S. Neto)
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<<<< PARTICIPEM
0 comentários:
Postar um comentário