Aproxime-se!
Existe uma distância enorme entre nós e nós mesmos. Conheça-se a si mesmo; encontre-se consigo mesmo; aproxime-se mais de você.
Essa advertência decorre do fato de que, buscando viver melhor e mais feliz, estamos sempre e sem perceber, procurando aparentar aquilo que realmente não somos.
Viver de sonhos e de imaginações irreais pode nos levar a certas frustrações e desencantos que bem podemos evitar.
Primeiramente procure descobrir e compreender a sua natureza íntima: suas potencialidades físicas, mentais, emocionais; suas virtudes e suas imperfeições.
Concomitantemente procure adaptar-se a elas em seu modo de viver para, posteriormente, com calma e conhecimento efetuar a sua reforma pessoal através da autoeducação.
A autoeducação requer:
1- Conhecimento e orientação sobre os três campos da pessoa humana: o sensitivo, o emocional e oespiritual.
- no campo sensitivo há que se reconhecer os defeitos, tais como: a cobiça que pode se manifestar pela gula (quanto a comida); pela sexualidade (quanto a luxúria) e pela avidez (quanto a possuir sempre mais do que se possui);
- no campo emocional reconhece-se a tristeza, a ira ea indolência;
- no campo espiritual identifica-se a vaidade, a invejae o excesso de orgulho.
2- O exame sincero das suas qualidades e dos seus defeitos tendo em vista o conhecimento adquirido, e aceito, das considerações sobre os três campos da pessoa humana.
3- A reforma pessoal progressiva que requer: vontade, esforço e persistência; exercício consciente e constante da paciência, da resignação e da renovação de pensamentos, ideias, palavras e atitudes.
- Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 29/10/2011
- Consulta: “O Livro da Arte de Viver” (Anselm Grün)
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<<< PARTICIPE
1 comentários:
Olá,
Vim através de blogs amigos, e adorei conhecer,seu blog é rico em conteúdo.Já estou a te seguir.
Felicidades.
http://wwwavivarcel.blogspot.com/
Postar um comentário