PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/01/2013

Como modificar ou criar um novo estilo no Word 2007 / Word 2010

MS_Word

Estilos do Word

Um estilo é um conjunto de características de formatação que podem ser aplicadas ao texto, tabelas e listas de seu documento para alterar rapidamente sua aparência. Ao aplicar um estilo, você aplica um grupo inteiro de formatos em uma simples operação.

Por exemplo, em vez de seguir três etapas separadas para formatar seu título como Arial, 16 pontos e centralizado, você pode obter o mesmo resultado em uma etapa aplicando o estilo de título. Daí a importância deste recurso no Word, onde você poderá agilizar bastante os seus trabalhos.

Como usar os estilos do Word 2007 ou 2010

Acesse o programa Microsoft Word. Observe que o programa abrirá em um novo documento e no estilo Normal. Na guia [Página inicial] da barra de ferramentas do Word irá aparecer o estilo usado com borda realçada.

image

Suponha que você tenha escrito um frase no estilo Normal, mas quer alterar a fonte, parágrafo, etc…

image

Posicione o mouse na linha do parágrafo que deseja alterar. Escolha o estilo desejado e clique sobre ele. Veja que rapidamente alteramos todas as características de formatação do texto digitado, quando mudamos do estilo Normal para Título 1, neste exemplo.

image

Modificando um Estilo

Acesse a guia [Página Inicial] da barra de ferramentas do Word 2010. No Word 2007 acesse a guia [Início].

word1

Selecione o estilo que deseja modificar e clique com o botão direito do mouse. Selecione o comando [Modificar…] clicando sobre ele. Neste exemplo iremos alterar o estilo Normal, que é o estilo inicial padrão do Word.

image

Agora clique no botão [Formatar] e escolha qual parâmetro você deseja alterar. No nosso exemplo iremos alterar

word2

Vamos mudar neste exemplo para fonte Arial 12. Clique no botão [OK].

image

Observe que a fonte do estilo foi alterada para Arial 12pt.

image

Você também poderá fazer alterações rápidas na própria janela Modificar estilo, utilizando a barra de [Formatação]. Nela você poderá modificar somente Fonte e Parágrafo.

word3

Depois de modificado o estilo, selecione [Apenas neste documento] se desejar que as alterações sejam feitas apenas no arquivo que você está utilizando. Se desejar que os documentos novos também utilizem o estilo modificado selecione [Novos documentos baseados neste modelo].

Obs.: Selecionando [Novos documentos baseados neste modelo] não modifica o estilo para os documentos criados antes da modificação. O estilo será modificado apenas para os novos documentos a partir da modificação, e é claro, no documento que você estiver utilizando no momento da modificação.

Para a efetivar a modificação, clique no botão [OK].

image

Como alteramos o estilo padrão Normal, agora toda vez que eu abrir um novo documento no Word, ele estará definido como Arial 12pt.

Criando um novo estilo

Para criar um novo estilo do Word, acesse a guia [Página Inicial] da barra de ferramentas do Word e clique no botão indicador do Painel de Estilos (botão realçado em vermelho).

Se desejar, poderá entrar diretamente com o atalho [Alt+Ctrl+Shift+S].

word4

No painel Estilos, clique no botão [Novo Estilo].

word5

Digite um Nome fácil para memorizar, facilitando a busca quando for utilizar seu novo estilo. Defina qual Estilo deverá estar baseado (o padrão é definido como Normal).

image

Obs.: Se não desejar se basear em nenhum estilo, defina Sem Estilo.

image

Depois, faça todas as alterações de formatação que você desejar. Selecione [Apenas neste documento] ou [Novos documentos baseados neste modelo] e clique no botão [OK] para efetivar o novo Estilo.

image

Atualizando Estilos automaticamente

Para que o Word redefina o estilo selecionado automaticamente sempre que você aplicar alguma formatação manual a qualquer parágrafo com esse estilo, selecione [Atualizar automaticamente]. Depois selecione [Apenas neste documento] ou [Novos documentos baseados neste modelo] e clique no botão [OK] para a efetivação.

word6

Obs.: Este recurso não é aplicável para estilo Normal (padrão).

Veja abaixo a janela Modificar estilo para o estilo Normal, onde não aparece o campo de seleção [Atualizar automaticamente].

image

Para saber mais acesse o link Noções básicas de estilo no Word (Tutorial da Microsoft).

byALF

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics