PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

17/10/2014

Mulheres buscam seu espaço no mercado de Tecnologia

VirginiaRometty_Presidente da IBM

Mulheres buscam seu espaço no mercado de TI

Escrito por: Ramiro Martini, CEO da Cinco TI

A tecnologia sempre foi considerada como parte do universo masculino, e por muito tempo as mulheres encontraram dificuldades para serem acolhidas por esse mercado – tanto é que, no histórico de atuação no setor, predominam fortemente os homens. Entretanto, a coisa está mudando e hoje em dia mulheres do Brasil e do mundo já estão desbravando o território da TI: segundo a Sociedade Brasileira de Computação, de 2001 a 2009 houve um aumento de aproximadamente 165% no número de alunas que concluíram cursos relacionados à tecnologia. Motivadas pelo espaço e pelas oportunidades abundantes, elas mergulham no universo da TI, mudando drasticamente o cenário existente.

O mercado sofreu grandes alterações nos últimos anos, tornando a área bastante promissora. Uma rotina de trabalho que antes era muito estruturada e com entregas excessivamente determinísticas, hoje é dinâmica e se baseia muito nos serviços de atendimento e customização. Além disso, o design também se torna parte fundamental, seja no sentido clássico do design ou no sentido de proposição e construção de novas soluções.

E, não surpreendentemente, as mulheres têm se destacado nessas funções mais sensíveis e subjetivas – além, claro, de ocuparem com maestria as posições técnicas e de gestão. Mais do que nunca, a TI exige que seus profissionais sejam criativos e tragam valores diferenciados ao mercado. A interminável busca por inovação requer que as mulheres da tecnologia sejam persuasivas e convincentes, que agreguem à equipe e que busquem negociação, engajamento e estabilidade na realização dos projetos. Nesses aspectos, o perfil feminino oferece vantagem

Entretanto, as adversidades também existem e não podem ser ignoradas. Além da qualificação e do profissionalismo exigidos naturalmente, as mulheres ainda precisam lidar com o preconceito arraigado em um ambiente majoritariamente masculino. Para alcançar o reconhecimento profissional, o esforço é constante e dobrado. Mesmo que os salários sejam bons, assim como ocorre em todos os mercados, o sexo feminino ainda fica desfavorecido ao compararmos as médias salariais.

Nos cargos de liderança, a disputa entre homens e mulheres também segue os moldes que estamos acostumados a ver em todas as áreas, embora várias posições de destaque na área da tecnologia já sejam ocupadas por profissionais femininas – Marissa Mayer (CEO do Yahoo), Meg Whitman (CEO da HP), Sheryl Sandberg (COO do Facebook), Virginia Rometty (presidente e CEO da IBM) e muitas outras. A esperança é de que o papel feminino seja cada vez mais reconhecido e valorizado dentro das empresas e colabore para o desenvolvimento da área de tecnologia no Brasil.

Colaboração da empresa Cinco TI

www.5ti.com.br

www.5ti.com.br


Parceria Visual Dicas

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics