PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/02/2015

Como fazer um mapeamento de carreira

carreira

Mapeamento de carreira, vai encarar?

por José Luis Amâncio

Na vida profissional todos nós iniciamos nossas carreiras em algum ponto e geralmente temos objetivos pessoais e profissionais a serem atingidos.

No decorrer do percurso ocorrem alterações no trajeto profissional, sejam elas por opção própria ou apenas resultado de algum evento externo. Com isto, em determinado momento podemos estar profissionalmente distantes do ponto aonde começamos e mais distantes ainda do ponto aonde desejamos chegar.

Devido à correria do dia-a-dia, muitas vezes podemos não perceber estes desvios de rota e mais ainda o caminho para onde estamos rumando.

Um item muito importante para uma vida profissional bem sucedida é o mapeamento da carreira e a verificação de onde se está e aonde se quer chegar, para que sejam efetuados eventuais ajustes na trajetória profissional.

Existem algumas atividades que podem auxiliar o mapeamento de carreira, tais como:

Histórico profissional: Elaborar um histórico profissional com todos os passos desde o início da carreira até os dias atuais.

Histórico setorial: Elaborar um histórico do segmento aonde o profissional atua , para entender as variações do mesmo em relação às variações na carreira.

Mapeamento de competências: Mapear as competências (pessoais, profissionais, comportamentais) necessárias para o sucesso profissional.

Descritivo dos objetivos profissionais: Elaborar um descritivo dos objetivos (cargos, qualificações) a serem alcançados em 1 ano, 5 anos, 10 anos e em 20 anos.

Análise de aderência: Levando em conta os objetivos profissionais e as competências requeridas, verificar quais competências são essenciais ao sucesso profissional e que precisam ser desenvolvidas, e como desenvolvê-las.

Mapeamento dos desvios: Tão importante quanto saber onde se está é saber quando e aonde ocorreram desvios de percurso para entender a situação e prevenir novos desvios de rota.

Para realizar as atividades acima duas condições são essenciais:

  • Sinceridade: Seja sincero consigo mesmo, não importa o quanto difícil seja entender sua carreira.
  • Disciplina: Ter disciplina para elaborar as atividades acima e revisar todos os passos regularmente.

*José Luis Amancio é economista, com extensão em Logística e Comércio Eletrônico e pós graduado na FGV. Articulista e colunista de diversos sites, também é o administrador do Grupo Profissional de Finanças da revista VOCÊ S/A na rede.

Créditos: empregos.com.br

Formatos Banner

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics