PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/05/2017

Você sabe como pedir referências profissionais?

Como pedir referências profissionais

Como pedir referências profissionais?

Referências profissionais são mais importantes em um processo seletivo do que parecem, e devem ser escolhidas com critério

por Empregos.com.br
http://www.empregos.com.br

Com tempo e a energia gastos em busca de uma vaga perfeita, incluindo pesquisa, preparação do currículo, testes e a entrevista de emprego, às vezes nos esquecemos de um detalhe que faz toda a diferença: as referências.

Aproximadamente 85% dos recrutadores checam pelo menos uma das referências do candidato durante o processo seletivo.

Além disso, eles se sentem menos inclinados a contratar candidatos que não oferecem referências aceitáveis ou que não são facilmente encontradas.

Leia também:

4 motivos pelos quais os recrutadores não o contratam

Série “Perguntas na entrevista de emprego” – As 29 questões que você precisa saber o que falar

Indicar profissionais confiáveis para falar sobre você tem um impacto real em suas chances de contratação. É preciso dar atenção redobrada a essa fator aparentemente indiferente, mas que pode ser determinante para conseguir um novo emprego.

Prepare-se!
Em geral, não se deve detalhar as suas referências logo no currículo, a menos que isso seja previamente requisitado, ou que você precise dela para comprovar seu vínculo empregatício. O melhor é esperar que o recrutador te solicite esse tipo de informação.

Escolha as melhores pessoas para usar como referência com calma e critério. Normalmente, os recrutadores têm preferência em falar com alguém de seu emprego atual.

Não sendo possível, analise outras empresas em que trabalhou e não considere somente supervisores ou gerentes, mas também colegas de trabalho e professores.

Uma boa referência oferece comentários de valor e vêm de profissionais capazes de analisar seus pontos fortes, habilidades e conhecimentos.

Avise suas referências
Nunca mencione profissionais como referência sem antes pedir permissão para isso, afinal, você está disponibilizando informações para contato dessas pessoas.

Também envie a elas uma versão recente do seu currículo e as mantenha informadas sobre o objetivo atual de sua carreira e que tipo de vagas está se aplicando.

Caso seja apropriado, providencie uma pequena descrição da vaga que está participando. Tenha sempre uma referência extra caso as suas primeiras escolhas não estejam disponíveis.

Mantenha contato
Para concluir, lembre-se sempre de agradecer o tempo que a pessoa dedicou a você, independentemente de ter conquistado a vaga ou não.

Alguns candidatos podem utilizar a mesma referência diversas vezes, enquanto outros acabam usando apenas uma vez. Mas uma fonte confiável pode ser um de seus maiores triunfos para conseguir a oportunidade tão almejada.

Se está em busca de vagas, confira oportunidades abertas no site Empregos.com.br.


Leia mais:

Candidatos devem ter cuidado nas redes sociais

10 tópicos que você deve remover do currículo agora

Escrito por: empregos.com.br

Formatos Banner

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics