Série Arduino Básico
Continuando nossa Série Arduino básico, hoje mostraremos um projeto bem legal para você criar cores em um LED RGB através de um potenciômetro e botões (push buttons) seletores. Neste projeto temos um botão para selecionar as cores em um Led RGB (ou 3 leds comuns), vermelho, verde ou azul, que terão os seus brilhos ajustados por um potenciômetro. Outro botão seletor acionará o segundo Led RGB que exibirá a cor definida pelos valores ajustados anteriormente pelo potenciômetro.
Obs.: Fazendo o controle do brilho de cada um dos leds encapsulado em um Led RGB podemos misturar estes brilhos e produzir diversas cores diferentes. Combinando os valores de cada cor podemos criar até 16,7 milhões de cores diferentes (256 X 256 X 256).
Objetivo: Para fins didáticos, estudo do PWM (Pulse Width Modulation), valores RGB (Red, Green and Blue) e aplicações com LEDs.
No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!
Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.
Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos
Led RGB controlado por botões e 1 potenciômetro
Acesse o link: Projeto 25 - Criando cores com um led RGB
Ao clicar o botão seletor (botão mais à esquerda), alternamos as cores para verde, azul e vermelho, sucessivamente.
Um potenciômetro aumenta (sentido horário) ou diminui (sentido anti-horário) o brilho do LED RGB independentemente da cor que ele está configurado no momento. Isto acontece em função do PWM (Pulse Width Modulation, em português, modulação por largura de pulso) que varia de apagado (valor 0) até o brilho máximo (255).
Ao clicar o segundo botão (mais à direita) visualizaremos a cor resultante.
Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:
Veja o tutorial completo em: Projeto 25 - Criando cores com um led RGB
0 comentários:
Postar um comentário