Série Arduino Básico
Continuando nossa Série Arduino básico, hoje vamos apresentar um circuito onde é possível controlar a frequência de um sonorizador piezoelétrico (buzzer ou disco piezoelétrico) através de um potenciômetro. Neste exemplo, vamos utilizar o conceito tone() para gerar sons, de forma que o sonorizador deverá estar conectado à uma porta digital do Arduino sem precisar do recurso PWM (Pulse Width Modulation).
Observação: O buzzer e o disco são dispositivos piezoelétricos. Quando se aplica um sinal elétrico e um determinada frequência, o dispositivo piezoelétrico produz uma nota musical. As notas variam de acordo com a frequência utilizada. (O ouvido humano pode ouvir sons nas frequências entre 20 e 20.000 Hz).
Objetivo: Para fins didáticos e criação de sons com arduino.
No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!
Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.
Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos
Alarme com laser
Acesse o link: Projeto 36 - Controlando a frequência de um sonorizador com potenciômetro
1. Ao iniciar o programa, você poderá controlar a frequência gerada em um buzzer através do potenciômetro.
2. Girando o eixo do potenciômetro para o lado conectado no polo positivo (5V) o valor da frequência aumentará. Já ao contrário, girando o eixo para o lado negativo (GND) o valor da frequência diminuirá.
3. Através do monitor serial do IDE, você poderá visualizar os valores lidos no potenciômetro, a tensão enviada para o buzzer e o valor de frequência para cada posição do eixo do potenciômetro. Lembre-se, o potenciômetro neste circuito está montado como um divisor de tensão. cuja tensão do circuito irá variar de 0 a 5V.
Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:
Veja o tutorial completo em: Projeto 36 - Controlando a frequência de um sonorizador com potenciômetro
0 comentários:
Postar um comentário