Série Arduino Básico
Continuando nossa Série Arduino básico, hoje vamos mostrar como instalar e controlar um display LCD com Arduino. Através da biblioteca de código disponível no IDE, a LiquidCrystal.h, podemos gerar uma lista de recursos de controle de visualização do display.
Biblioteca é um conjunto de comandos previamente elaborados e disponíveis em um arquivo header file. Nós podemos criar nossas próprias bibliotecas ou utilizarmos bibliotecas já disponíveis no programa IDE do Arduino.
LiquidCrystal.h é uma biblioteca responsável pelos comandos de controle de um display LCD desenvolvida pelo pessoal da IDE do Arduino. Para conhecer os comandos dessa biblioteca, clique em Comandos display LCD - LiqudidCrystal.
Objetivo: Para fins didáticos e projetos com display de cristal líquido.
No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!
Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.
Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos
Controlando um display LCD
Acesse o link: Projeto 38 - Controlando um display LCD
1. Ao iniciar o programa, você irá visualizar os dizeres: "Meu nome e: Squids Arduino".
2. Aguarde 3 segundos e o programa irá iniciar uma rotina com demonstrações dos principais comandos da biblioteca LiquidCrystal para o controle de um display LCD.
3. Se desejar aumentar ou diminuir o contraste dos caracteres, basta girar o eixo do potenciômetro para a direita (diminuir o contraste) ou para a esquerda (aumentar o contraste).
4. A rotina de demonstrações se repetirá indefinidamente até você desligar o circuito.
Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:
Veja o tutorial completo em: Projeto 38 - Controlando um display LCD
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