No artigo Conheça o programa gratuito que substitui o MatLab escrevemos sobre o GNU Octave, um softawre livre alternativo ao Matlab. Neste artigo vamos abordar os 6 melhores softwares gratuitos que substituem plenamento o Matlab. Mas enfim, o que é Matlab?
MatLab para que serve?
Quem estuda matemática, física ou engenharia com certeza já utilizou os aplicativos Matlab® ou o Mathematica. Estes softwares, chamados de CAS (Computer Algebra System), fazem todo o trabalho matemático necessário para qualquer área, incluindo cálculos integrais, derivadas, análises, gráficos e plugins que se conectam com outros softwares ampliando suas funcionalidades.
O MatLab é uma linguagem de desenvolvimento e de programação mais utilizado no Brasil, destinado aos pesquisadores científicos, professores, estudantes e profissionais nos domínios da física, matemática e engenharias. O software permite realizar tarefas altamente complexas e com grandes quantidades de cálculos matemáticos.
Infelizmente, tanto o MatLab como o Mathematica não são gratuitos. Aliás, são bem caros por sinal, em torno de U$ 300,00 a 2.500,00 por licença, dependendo do pacote adquirido. Pensando nisso, pesquisamos e encontramos 6 programas gratuito com funções bastante semelhantes ao MatLab. Veja a seguir:
Sofwares alternativos ao Matlab
1) GNU Octave software alternativo ideal
Acesse o site: https://www.gnu.org/software/octave/
O GNU Octave tem copatibilidade extrema com o MATLAB. Inclusive, projetos desenvolvidos para MATLAB podem ser executados no GNU Octave sem nenhuma modificação necessária.
2) Scilab software substituto adequado
Acesse o site: https://www.scilab.org/
Scilab é um substituto adequado para o MATLAB também. Ele tem algumas diferenças em termos de sintaxe, mas nada que você não consiga entender se pesquisar na documentação que o acompanha.
3) Freemat software similar ao Matlab
Acesse o site: http://freemat.sourceforge.net/
Softwares similar ao Matlab voltado para o cálculo numérico, engenharia e aplicações científicas. Indiciado para prototipagem científica e processamento de dados. Está disponível sob a licença GPL.
4) Maxima sistema de álgebra
Acesse o site: http://maxima.sourceforge.net/
O Maxima é o mais antigo de todos, pois seu código fonte é baseado no programa Macsyma, escrito em linguagem LISP.
É um Sistema de álgebra computacional de manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, expansão em série de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais, entre outras. Pode ainda traçar gráficos de funções e dados em duas ou três dimensões.
5) Spyder poderoso ambiente científico
Acesse o site: https://www.spyder-ide.org/
O Spyder é um poderoso ambiente científico escrito em Python, para Python, e projetado por e para cientistas, engenheiros e analistas de dados. Ele oferece uma combinação exclusiva das funcionalidades avançadas de edição, análise, depuração e criação de perfil de uma ferramenta abrangente de desenvolvimento com a exploração de dados, execução interativa, inspeção profunda e belos recursos de visualização de um pacote científico.
Entretando o Spyder tem compatibilidade limitada com o MATLAB, sintaxe. Isso requer que você aprenda um pouco da linguagem de programação Python, ou seja, se você planeja se sair bem.
6) StageMath
Acesse o site: https://www.sagemath.org/
O SageMath é um sistema gratuito de software de matemática de código aberto licenciado sob a GPL. Ele se baseia em muitos pacotes de código aberto existentes: NumPy, SciPy, matplotlib, Sympy, Maxima, GAP, FLINT, R e muito mais. Acesse seu poder combinado por meio de uma linguagem comum baseada em Python ou diretamente por meio de interfaces ou wrappers.
byALF
0 comentários:
Postar um comentário