Camel Case, Pascal Case ou Snake Case?
Na programação, muitas vezes não podemos usar os espaços entre as palavras, porque as linguagens dos diversos tipos reservam o caractere espaço para fins especiais.
Como o caractere de espaço é reservado, não podemos utilizá-lo para representar algo que expressamos em nossa linguagem humana quando precisamos usar várias palavras.
Por exemplo, o conceito de contagem de visitas de uma página (page visit count) não pode ser referenciado na maioria das linguagens de programação como mostramos no exemplo abaixo:
post visit count = 152
Uma análise de linguagem padrão resultaria cada palavra como um conceito separado, ou seja, post, visit e count seriam, cada um, tratados como itens separados. No entanto, podemos fazer a seguinte alteração:
postVisitCount = 152
Agora o programa poderá ver um conceito único, postVisitCount, e nós programadores podemos ver facilmente a sua representação.
Qual a melhor maneira de combinar palavras?
Acredito que não exista a melhor maneira de combinar palavras. Mas podemos adotar algumas estratégias para facilitar e padronizar essa combinação.
Observe no exemplo acima que colocamos a primeira letra de cada palavra em maiúscula após a primeira palavra. Essa estratégia foi carinhosamente denominada de camel case pelos programadores. Existem outras estratégias também, como snake case, pascal case e kebab case:
- camelCase
- PascalCase
- snake_case
- kebab-case
Camel Case (camelCase)
O camelCase combina palavras colocando a primeira letra de todas as palavras em maiúscula após a primeira palavra, cuja a primeira letra deverá estar em minúscula. Exemplo:
postVisitCount = 152
Esta é uma forma muito comum de combinar as palavras em uma única string e muitas vezes é utilizada como convenção para declarações de variáveis, nomes de funções e nomes de métodos e propriedades em muitas linguagens de programação.
Pascal Case (PascalCase)
O PascalCase combina palavras colocando todas as palavras em letras maiúsculas, inclusive a primeira palavra também. Exemplo:
PostVisitCount = 152
Esta combinação também é muito popular e muito utilizada como convenção na declaração de classes de muitas linguagens.
Snake Case (snake_case)
O snake_case combina palavras substituindo cada espaço por um sublinhado (underscore) e pode ser utilizado na versão versão em minúscula, onde todas as letras são minúsculas ou na versão maiúscula, onde todas as letras são maiúsculas. Esta versão também pode ser denominada de CAPA_SNAKE. Exemplos:
post_visit_count = 152
POST_VISIT_COUNT = 152
Este estilo quando capitalizado, ou seja, em letras maiúsculas é frequentemente utilizado como convenção para declarar constantes em muitos idiomas. Quando em caixa baixa é utilizado convencionalmente para declarar nomes de campos de banco de dados, variáveis e nomes de funções.
Kebabe Case (kebab-case)
O kebabe-case combina palavras substituindo cada espaço por um hífen. Exemplo:
post-visit-count = 152
Este formato é frequentemente utilizado em URLs. Por exemplo, https://www.visualdicas.com.br/tabelas/tabela-de-cores-html. É uma maneira agradável, limpa e legível de combinar palavras.
Conclusão
Não existe a melhor forma de combinar palavras. O importante é ser consistente com a convenção utilizada e, se trabalhar em uma equipe, procure definir qual o melhor estilo para cada caso.
Se você souber outros estilos para combinar palavras, comente aqui no nosso blog.
Referência e tradução: Case Styles: Camel, Pascal, Snake, and Kebab Case
0 comentários:
Postar um comentário