PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/08/2021

Série Arduino Básico #67 - Relógio digital com temperatura - display TM1637 e RTC DS3231

image_thumb_thumb_thumb

Série Arduino Básico

Neste projeto vamos mostrar como utilizar o display TM1637 em conjunto com o módulo RTC DS3231 e criar um relógio digital (horas e minutos) com mostrador de temperatura para Arduino. Utilizaremos o push button para alternar entre relógio e mostrador de temperatura. Também utilizaremos um potenciômetro para alterar a intensidade de brilho dos leds do display.

Módulo TM1637 com display 4 dígitos

Módulo TM1637 é constituído por 4 displays de 7 segmentos em conjunto (4 dígitos). O módulo TM1637 é de fácil integração com o Arduino, pois sua tensão de alimentação é de 5V e seu controle é feito apenas por 2 conexões com o microcontrolador. Os outros 2 pinos são utilizados para a alimentação do componente. Ideal para projetos com relógio (possui uma identificação central com dois pontos) e contadores que necessitem de um display de fácil visualização.

Screenshot_102

Módulo RTC DS3231 de alta precisão: O Real Time Clock (RTC) DS3231 é um relógio de tempo real de alta precisão e baixo consumo de energia. Em sua placa vem embutido um sensor de temperatura, um gravador de dados EPROM e um cristal oscilador para melhorar sua exatidão.

http://www.squids.com.br/arduino/templates/jsn_epic_free/images/logo.png

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Como o projeto deve funcionar

http://www.visualdicas.com.br/images/stories/apply.pngAcesse o link: Projeto 67 - Relógio digital com display TM1637 e módulo RTC - Arduino

1. Se você vai utilizar o módulo RTC pela primeira vez, altere os sketch do projeto para configurar a hora e data atual: Retire as barras duplas de comentário das linhas 46, 47 e 48 para executar a função que vai ajustar a data e hora do seu módulo.

    1.1. Após ajustar o programa, você não precisará mais realizar esta operação. Somente altere os dados novamente no caso de precisar substituir a bateria do módulo, que deve durar aproximadamente 5 anos.

    1.2. Após o ajuste, desligue o Arduino da fonte e altere novamente o sktech, inserindo as duas barras nas linhas de comando 46, 47 e 48.

2. Ao iniciar o programa, o display irá exibir a hora atual (hora e minutos) atualizados a cada segundo.

3. Ao clicar o botão (push button) o display mostrará a temperatura ambiente em º Celsius. Para retornar, clique no botão novamente.

4. Ao acessar o monitor serial do IDE do Arduino você poderá visualizar a hora (hora, minutos e segundos) e a temperatura em graus Celsius, atualizadas a cada segundo.

image

5. Girando o eixo do potenciômetro, aumentamos ou diminuímos a intensidade dos leds do display.

Veja abaixo a montagem do circuito:

image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 67 - Relógio digital com display TM1637 e módulo RTC - Arduino

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics