PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

29/06/2008

Saiba como proteger com senha suas pastas do Windows

3327479191_f44977ab03

Proteja com senha suas pastas do Windows

O Windows não possui um mecanismo universal de proteção de pastas por meio de senhas. O programa permite proteger esses arquivos usando senhas apenas se o disco rígido --ou uma de suas partições-- estiver formatado em um modo que se chama NTFS, pouco comum para a maioria dos PCs.

Contudo, usando softwares de terceiros é possível criar mecanismos simples que criarão uma barreira inicial para os bisbilhoteiros.

Uma sugestão é o My Lockbox, um programa que permite criar senhas para suas pastas e proteger os documentos contidos lá. O software protege os arquivos de maneira que nem mesmo o administrador de sua máquina consegue visualizar ou mover os documentos.

Esse programa pode ser usado em Windows (XP, Vista, 7) incluindo a edição 64-bit.

O programa pode ser baixado do site:

www.fspro.net/my-lockbox/ <<<<<

No processo de instalação, você pode criar uma senha para uma pasta privada que será criada na seção [Meus Documentos]. Ao terminar a instalação, o programa exige que a máquina seja reiniciada. Uma entrada é criada no menu iniciar/programas com os componentes do Lock Box e um ícone é colocado na área de trabalho.

119375

A pasta criada não aparece na listagem de pastas nem mesmo quando o Windows Explorer é configurado para exibir pastas e arquivos ocultos. Para desbloquear a pasta, ou seja, torná-la visível, você deve clicar no ícone do [My Lock Box] e informar a senha.

119373

Uma vez que pasta esteja desbloquada, o programa mantém um ícone na bandeja da área de trabalho, para que você possa bloquear a pasta novamente.

Como o programa bloqueia somente uma pasta, sugiro que você, caso queira proteger várias, crie uma e, nela, armazene as que deseja proteger. Dessa forma, basta proteger a pasta de nível superior para que as demais estejam automaticamente protegidas.

Para alterar a pasta que é protegida você deve abrir o grupo do programa por meio do menu [Iniciar] [Programas][MyLockBox] e selecionar o item [My LockBox Control Panel]. Lá você verá o campo [My Lockbox folder location]. Para escolher outra pasta, clique no ícone com o sinal de mais [+] (Select Lockbox Folder). Escolha uma nova pasta na lista exibida e pressione o botão [Ok].

Para bloquear a pasta basta clicar no botão [Lock].


Reprodução


José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 102 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico.

E-mail: canalaberto@uol.com.br.
Fonte: Folha de São Paulo online informática (27/06/08)

 




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More