PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/08/2008

Qual é o perfil do líder na atualidade?


O perfil do líder na atualidade
Élida Bezerra

Ser carismático, valorizar as pessoas, motivar colaboradores, desejar o bem dos pares, saber ouvir e dar feedback. Estas são apenas algumas das características atualmente atribuídas a um bom líder e exigidas pelo mercado profissional. As empresas estão à procura de gestores que coordenem e executem tarefas com total dedicação e paixão pelo que fazem.

O líder é um ponto-chave dentro de uma organização. Ele é responsável pelo desenvolvimento da equipe. O sucesso de uma empresa depende muitas vezes da atitude do gestor. Uma liderança mal desempenhada pode trazer graves conseqüências para a empresa, os colaboradores e para o próprio líder.

Para a professora Maria do Rosário Martins, mestre em Administração, atuante nas áreas de Desenvolvimento Humano com consultoria/instrutoria e docência em Administração de Empresas – ser líder nos dias de hoje é ter a capacidade de unir pessoas, comungar objetivos, amar e respeitar o próximo; é ter ética e nunca perder de vista os valores morais em prol do sucesso. Em entrevista concedida ao RH.com.br, Maria do Rosário Martins fala do comportamento e da performance do bom gestor na organização, e também como o RH pode ajudar na melhoria de seu desenvolvimento. Boa leitura!

RH.COM.BR Qual o papel do líder na empresa?
Maria do Rosário – Incentivar e motivar as pessoas na busca do objetivo comum. Também deve cuidar para que o ambiente de trabalho seja saudável e que as metas sejam alcançadas por todos. Deve delegar tudo o que for possível, preparando as pessoas para as responsabilidades e dando-lhes autonomia. Não adianta nada pedir às pessoas que “vistam a camisa da empresa” e dar a elas um número que fica apertado, que não entra nas mesmas. Para que vistam, é necessário que sirva.

RH - Atualmente, qual o perfil do bom líder exigido pelas organizações?
Maria do Rosário – Um líder entusiasmado, apaixonado pelo que faz, que tenha habilidades para trabalhar com pessoas de diversos tipos. Saber lidar com as diferenças culturais, conhecendo todos os aspectos técnicos e humanos que envolvem uma organização. Disposição para trabalhar muito e um incansável desejo de vencer, desejando sempre o sucesso das pessoas.

RH - A liderança é nata ou adquirida?
Maria do Rosário – As pessoas trazem consigo características de liderança que são natas. Observando um grupo de crianças brincando, por exemplo, podemos perceber claramente aquelas que se destacam no grupo, comandando a brincadeira, motivando os colegas, comunicando-se com mais desenvoltura, além de capacidade de integração que ela consegue. Porém, algumas habilidades podem ser aprimoradas através de aprendizagem e maturidade ao longo da vida.

RH - Qual a importância de uma liderança efetiva em uma organização?
Maria do Rosário – Funciona como um motor propulsor, capaz de movimentar todos da equipe. Pessoas motivadas são mais felizes e atingem melhor as metas da organização. A liderança efetiva energiza e as pessoas tornam-se melhores em todos os aspectos. Os liderados sempre querem seguir um líder que admiram e respeitam.

RH - De que maneira a atitude do líder influencia a vida pessoal e profissional dos colaboradores?
Maria do Rosário – As pessoas que são coordenadas por alguém que seja um bom líder, sabem que podem contar com ele em sua vida pessoal e profissional. Um ambiente amistoso e confiável, somente trará benefícios para todos. As pessoas gostam de serem admiradas, respeitadas e reconhecidas, e quanto mais motivadas se encontrarem melhores serão os resultados que darão para a organização.

RH - Como o RH pode avaliar o desempenho dos líderes da empresa?
Maria do Rosário – Solicitando o feedback, através de avaliações de desempenho com a participação dos liderados, bem como se comunicando com os líderes constantemente. Utilizar-se dos mesmos critérios de avaliação dos colaboradores.

RH - De que forma o RH pode ajudar o líder a ter uma boa performance na organização?
Maria do Rosário – Oferecendo capacitação permanente, processos de seleção inovadores, buscando nesses líderes características empreendedoras, habilidades de lidar com pessoas e conhecimento profundo do negócio.

RH - Quais competências o RH deve estimular no líder?
Maria do Rosário – Um aprendizado contínuo, bom conhecimento de sua equipe, aprimorando sempre seus conhecimentos. Deve ser estimulando sempre a compreender as pessoas e manter um clima de organização e respeito no ambiente que lidera.

RH - Que ferramentas podem ser utilizadas para tornar uma liderança bem-sucedida?
Maria do Rosário – O feedback feito de forma correta, no sentido de retroalimentar a equipe, através de um diálogo franco e cuidadoso. Outra ferramenta importante e a comunicação eficaz, através dos diversos canais. Delegação com responsabilidade, através de treinamentos e recursos necessários ao atingimento dos objetivos.

RH - Que conseqüências de uma liderança mal desempenhada traz às organizações?
Maria do Rosário – Baixa produtividade, desmotivação, ambiente ruim para trabalhar, pessoas desinteressadas trabalhando como robôs, apenas para gerar resultados quantitativos. Uma liderança mal desempenhada pode causar um ambiente hostil, através de uma convivência ruim entre as pessoas. A comunicação é deficiente e as relações interpessoais com clientes internos e externos são totalmente prejudicadas.

RH - Que profissional a Sra. considera um exemplo de liderança?
Maria do Rosário – Tenho enorme admiração por muitos líderes que fizeram parte da história da humanidade, bem como líderes de destaque no Brasil, além de alguns empresários que conheço pessoalmente. Destaco o Sr. Edson de Godoy Bueno, fundador da Amil, pela sua bela história de persistência e superação. A sua forma de liderar através da confiança que tem em sua equipe é uma característica imprescindível para a motivação das pessoas.

RH - Há alguma receita para tornar-se um líder de sucesso?
Maria do Rosário – Não poderia dizer que há uma receita pronta, uma fórmula mágica para a liderança bem-sucedida. Acredito que um líder de sucesso não surge da noite para o dia, mas sim através de muitos erros, acertos e superação. Além disso, o líder trabalha com pessoas de diferentes personalidades, valores e culturas, podendo aprender todos os dias melhores maneiras de ser um líder dos tempos atuais. A busca pela competência e pelo sucesso da organização e das pessoas deve ser uma meta diária de todos que lideram.

Fonte: RH.com.br

Élida Bezerra
Estudante de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau.

+ sobre o autor...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics