PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/11/2008

Tecnologia 3G, o que é?

Entenda o que é a tecnologia 3G


3G significa "terceira geração" de tecnologia de comunicação sem fio (telefonia móvel). Refere-se a aperfeiçoamentos pendentes na comunicação wireless de dados e voz através de qualquer um dos vários padrões propostos. O objetivo imediato é aumentar a velocidade de transmissão de 9,5 Kbps para 2 Mbps. A "primeira geração" foi a dos celulares analógicos e a "segunda geração" dos digitais.


Como proporciona uma velocidade de transmissão bem maior, a tecnologia 3G torna possível às empresas oferecer serviços mais complexos a custos acessíveis, como internet banda larga, tv no celular, jogos 3D, videochamada com transmissão de vídeo e áudio simultâneo, além de downloads de música e vídeo com maior rapidez.


Para se ter uma idéia da velocidade, um dowload de uma música na tecnolgia 2G pode chegar a 18 minutos, enquanto na tecnologia 3D, chega a 1 minuto.

Em breve haverá o IPTV, e o desenvolvmimento da tecnologia 4G que proporcionará aos clientes jogos multiplay de altíssima definição em tempo real.

3G no Brasil

A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004 com a tecnologia Evolution-Data Optimized ou CDMA 1X-EVDO que atinge velocidades de até 2mb por segundo. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial (algumas regiões de cada município).

No final de 2007, as operadoras Claro e Telemig celular lançaram suas redes 3G UMTS/HSDPA na freqüência de 850 MHz, antecipando-se ao leilão realizado em dezembro de 2007. Em dezembro de 2007 foi realizado o leilão das faixas de freqüências no Brasil. Dessa forma as três principais operadoras do país Vivo, Claro e TIM conseguiram obter cobertura nacional. A Oi obteve licenças nas regiões I e III, apresentando proposta de compra da BrT (Brasil Telecom), que atua somente na região II, para atingir cobertura nacional (para tanto é necessáia a alteração da PGO). A Telemig celular e a BRT obtiveram a cobertura em suas respectivas regiões. Nesse mesmo leilão, a operadora CTBC também adquiriu a tecnologia para a sua área de concessão: Triângulo Mineiro e parte dos estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Sercomtel Celular utilizará a tecnologia 3G na frequência de 850 MHZ, nas cidades de Londrina e Tamarana.

Conforme reafirmou na primeira semana de março de 2008, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que o leilão da subfaixa H da Terceira Geração deverá ocorrer até o final deste semestre, subfaixa esta reservada para um quinto player(outra operadora). Como naquele leilão, a Nextel surpreendeu a todos disputando com altos lances uma das bandas, a Anatel deve considerar a possibilidade desse quinto player já estar estabelecido e pronto para ingressar no mercado 3G.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More