PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/01/2009

Azeite diminui colesterol e riscos de trombose

Azeite diminui colesterol e riscos de trombose


O maior mérito do azeite de oliva é a predominância de gordura monoinsaturada, menos nociva à que as poliinsaturadas.

O maior mérito do azeite de oliva é a predominância de gordura monoinsaturada, menos nociva à que as poliinsaturadas. Ele favorece a digestão, aumentando a absorção de nutrientes, e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, evitando a formação de coágulos. No sangue. Além disso, contribui para reduzir o nível de colesterol total do sangue: ele diminui o mau colesterol (LDL) e faz subir ligeiramente o bom colesterol (HDL). O azeite de oliva previne úlceras e cálculos biliares. Alguns estudos inclusive associam o seu consumo a uma menor incidência de vários tipos de câncer. Ele é recomendado para diabéticos, pois melhora a assimilação de açúcar e a tolerância à glicose. É bom também para as crianças, pois estimula o crescimento e a absorção de cálcio.


Os principais fatores que influenciam na qualidade do azeite de oliva são: variedade das azeitonas, condições climáticas, práticas de cultivo, estado de maturação das azeitonas, acidez e tempo de processamento dos frutos após a colheita. Embora haja quatro diferentes tipos de azeites de oliva, todos têm o mesmo valor nutritivo. Uma colher de sopa de azeite de oliva tem 120kcal e 14g de gordura.

Tipos de azeite de oliva:
Extra virgem – O mais nobre de todos, mais puro e com menor acidez. Vem da primeira prensa das azeitonas, sem sofrer influência de calor, aditivo ou solvente. Para valorizar seu sabor, deve ser servido cru, em saladas, queijos e pães.

Virgem – Extraído da segunda ou terceira prensagem da azeitona, é o pouco menos nobre, sendo levemente adocicado.

Refinado – Passa por um processo de neutralização, descoloração e desodorização, após ser extraído de outras prensas de azeitona

Comum ou puro – É a mistura do refinado com virgem e é o mais barato

Como conservá-lo?

Guarde seu azeite em temperatura ambiente e constate (em torno de 20 a 25 graus), em locais de pouca luz, como armário fechados.
Consuma-o logo. Quanto mais saboroso. Suas qualidades nutritivas, porém , se conservam até o final de seu prazo de validade
O azeite deve ser consumido em até dois anos após sua produção e em até seis meses depois de aberto. Mas não abuse dele! Azeite em demasia também pode levar à obesidade.

Fonte: Revista Pro Teste Nº47 página 7/ maio 2006


Para quem quiser saber mais sobre o azeite, visite o site aplicações do azeite.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics