PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

17/03/2009

Faça somatórios no Word como se fosse no Excel

Utilize o Word para efetuar somas em tabelas e agilize seu trabalho.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Utilize o Word para efetuar somas em tabelas e agilize seu trabalho.
As ferramentas do Microsoft Office são essenciais para qualquer escritório. Além dos recursos característicos de cada programa, a integração entre eles permite realizar diversas tarefas em um único documento, como a vinculação de dados.

Entretanto, quando o processo é mais simples - como a soma de valores em uma tabela - o Word consegue se virar sozinho. Confira abaixo um recurso simples para efetuar somatórios em uma tabela dentro do Word usando a função “Fórmula”.

Para demonstrar essa função, crie um novo documento no Word e insira uma tabela com alguns dados numéricos. Em seguida, selecione a última célula da tabela que receberá o resultado da soma (total). Clique na aba Layout e procure pelo botão “Fórmula”, localizado na extrema direita do menu.

 

Tabela: Dados retirados do artigo “Guia de Compra: Computador para acessar bem a internet”.

Para versões anteriores ao Excel 2007, essa mesma função encontra-se disponível no menu Tabela > Fórmula. Veja abaixo:

 

Com a janela “Fórmula” aberta, aparecerá o texto “=SUM(ABOVE)” no campo “Fórmula”. Basta clicar em OK para que as células acima sejam somadas. Caso você queira somar números de uma linha (horizontal), troque o texto para “=SUM(LEFT)”.

 

Na maioria dos casos, o Word insere os comandos automaticamente, exceto quando as células totalizadoras estão acima ou à esquerda dos valores a serem somados. Nestes casos, você pode informar os parâmetros manualmente. Use “ =SUM(RIGHT)” para somar os valores à direita e “=SUM(BELOW)” para somar os valores abaixo.

Se por um acaso você tiver que alterar alguma célula da tabela, o Word não atualiza o valor total automaticamente. No entanto, você pode fazer isso manualmente sem precisar fazer todo processo novamente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o valor totalizador e selecione a opção “Atualizar Campo”.

Além de tornar o Word mais independente do uso do Excel, essa dica pode economizar algum tempo ao escrever aquele relatório sobre vendas ou atualizar o controle financeiro da empresa que você trabalha. Fique atento a novas dicas do Baixaki e surpreenda seu chefe com agilidade e estilos visuais personalizados.

 

Fonte: Baixaki

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics