Entretanto, quando o processo é mais simples - como a soma de valores em uma tabela - o Word consegue se virar sozinho. Confira abaixo um recurso simples para efetuar somatórios em uma tabela dentro do Word usando a função “Fórmula”.
Para demonstrar essa função, crie um novo documento no Word e insira uma tabela com alguns dados numéricos. Em seguida, selecione a última célula da tabela que receberá o resultado da soma (total). Clique na aba Layout e procure pelo botão “Fórmula”, localizado na extrema direita do menu.
Tabela: Dados retirados do artigo “Guia de Compra: Computador para acessar bem a internet”.
Para versões anteriores ao Excel 2007, essa mesma função encontra-se disponível no menu Tabela > Fórmula. Veja abaixo:
Com a janela “Fórmula” aberta, aparecerá o texto “=SUM(ABOVE)” no campo “Fórmula”. Basta clicar em OK para que as células acima sejam somadas. Caso você queira somar números de uma linha (horizontal), troque o texto para “=SUM(LEFT)”.
Na maioria dos casos, o Word insere os comandos automaticamente, exceto quando as células totalizadoras estão acima ou à esquerda dos valores a serem somados. Nestes casos, você pode informar os parâmetros manualmente. Use “ =SUM(RIGHT)” para somar os valores à direita e “=SUM(BELOW)” para somar os valores abaixo.
Se por um acaso você tiver que alterar alguma célula da tabela, o Word não atualiza o valor total automaticamente. No entanto, você pode fazer isso manualmente sem precisar fazer todo processo novamente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o valor totalizador e selecione a opção “Atualizar Campo”.
Além de tornar o Word mais independente do uso do Excel, essa dica pode economizar algum tempo ao escrever aquele relatório sobre vendas ou atualizar o controle financeiro da empresa que você trabalha. Fique atento a novas dicas do Baixaki e surpreenda seu chefe com agilidade e estilos visuais personalizados.
Fonte: Baixaki
0 comentários:
Postar um comentário