PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/04/2009

Dicas para etiqueta no trabalho

Etiqueta no trabalho, algumas dicas

 

Alimentação

- A anfitriã é quem dá o sinal para que os convidados se dirijam à mesa de jantar.

 

- Os talheres são colocados na ordem em que são utilizados, de fora para dentro.

 

- Ao sentar-se, coloque o guardanapo de tecido no colo.

 

- Limpe discretamente a boca com o guardanapo antes de beber qualquer coisa, para evitar que manchas de comida fiquem no copo.

 

- Não pique todos os alimentos para depois comê-los. Vá picando-os à medida em que os for comendo.

 

- Ao cortar os alimentos, utilize preferencialmente a faca com a mão direita.

 

- Não beba a água ou o vinho de uma única vez.

 

- Não assopre a sopa para esfriá-la.

 

- Não se debruce sobre o prato; leve o garfo até sua boca.

 

- Evite ruídos ao mastigar, bem como falar com a boca cheia de alimentos.

 

- Evite fumar à mesa.

 

- Se alguém ou você mesmo deixar cair algum alimento em seu colo ou roupa, limpe discretamente com o guardanapo e demonstre que não há importância.

 

- Evite palitos de dente.

 

- Em restaurantes, evite falar alto demais, chamar o garçom de "tio" ou coisa parecida, beber demais ou brindar ruidosamente.


Escritório

- Ao receber uma visita em sua sala, levante-se sempre e espere que da visita parta o gesto de estender a mão para o cumprimento. O aperto de mãos deve ser sempre firme, vigoroso e curto.

 

- Evite o chiclete - é deselegante.

 

- Cigarro - evite-o em ambientes com pouca ventilação ou ar condicionado. Não tome a iniciativa de acender um cigarro diante de um cliente ou visita, pois isto pode ser muito incômodo para ele.

 

- Atrasos - denotam falta de controle e de respeito com os outros.

 

- Linguagem - gírias devem ser usadas com moderação e palavrões não combinam nunca com o ambiente profissional. A correção do vocabulário é importante para a compreensão de suas idéias.

 

- Procure escutar seus colegas e, ao conversar, olhe-os nos olhos.

 

- Voz - procure controlar seu tom de voz, evitando excessos ou sussuros.

 

- Algumas qualidades que só ajudam: cooperação, aceitação dos outros, interesse pelo que faz, cuidado pessoal e disciplina, otimismo, auto-confiança.

 

- Evite: fofocas e maledicências, esnobismo, presunção e arrogância, animosidade e posturas agressivas, negativismo e indiferença, reclamações freqüentes, má apresentação pessoal.


Vestuário

- No trabalho, a mulher deve evitar: roupas muito decotadas, transparentes ou que deixem partes da lingerie à mostra; mini-saias; bermudas curtas e justas; moletons; roupas amassadas, manchadas ou rasgadas; meias de seda desfiadas; excesso de maquiagem ou de bijouterias; excesso de perfume; sandálias de dedo; cabelos maltratados.

 

- No trabalho, o homem deve evitar: combinações inadequadas - tons berrantes para a gravata só se a camisa for clara e o terno escuro); calças muito curtas; gravatas com comprimento exagerado (muito abaixo da altura do furo do cinto) ou insuficiente (acima do furo do cinto); peças muito justas ou folgadas demais; camisas com os punhos esgarçados; sapatos marrons com ternos azuis marinhos ou pretos; meias claras com ternos escuros; cintos extravagantes; paletós totalmente abotoados (o último botão deve ficar desabotoado).


Links com informações variadas sobre o tema:

Cláudia Matarazzo

Etiquetéssima

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics