PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/04/2009

Educação X Ensino

A VIDA - EDUCAÇÃO E ENSINO




Em princípio podemos considerar a vida do ser humano como sendo o período de existênca entre o nascimento e a morte.


Há que se cogitar, todavia, da possibilidade de existência anterior ao nascimento e posterior à morte física.


Sem qualquer distinção de raça, de posição social, de crença religiosa, ou de qualquer outra diferenciação pessoal, estamos todos matriculados na mesma Escola da Vida que tem por escopo proporcionar ao homem a sua educação no mais amplo sentido.


A educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social”; o ensino é a “transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado” - (do Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa).


Com certeza, no mundo em que vivemos, precisamos contar com as instituições sociais, como a Família e a Escola, para uma educação mais ou menos formal que atenda às necessidades dos educandos em suas respectivas faixas etárias e particularidades.


A educação formal, entretanto, tem encontrado sérias dificuldades para levar a bom termo o seu mister. A primeira questão suscitada: “Educar, para que?” parece não ter ainda encontrado uma resposta de consenso.


Todavia, as leis naturais que regem o Universo e foram criadas por uma “Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” oferece os subsídios necessários para a definição providencial, segura e única da finalidade de educar.


As leis naturais são as únicas necessárias à felicidade do homem; elas lhe indicam o que ele deve fazer ou não fazer, e ele só se torna infeliz, porque delas se afasta.


Essas leis estão impressas na consciência de cada um de nós, mas nem todos as compreendem; essa compreensão, bem como o seu cumprimento, ocorre segundo o grau de perfeição a que se tenha chegado.


Entre as leis naturais, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: são as leis físicas; seu estudo pertence ao domínio da Ciência. As outras concernem especialmente ao homem e às suas relações com a divindade e com os seus semelhantes. Compreendem as regras da vida do corpo e as da vida da alma; são as leis morais.


Na prática, em geral, as escolas ainda se restringem ao "ensino", em detrimento da "formação educacional".

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 11/04/09

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics