PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

21/07/2009

12 dicas para tornar a reunião com sua equipe mais produtiva

Dicas para tornar a sua reunião mais produtiva
 
Patrícia Bispo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites:
 

Muitas vezes, as empresas reclamam que não podem investir na área de comunicação interna. No entanto, algumas ações simples podem ser adotadas e com custo baixíssimo. Um exemplo são as reuniões que podem ser promovidas pelas lideranças regularmente junto com suas equipes. Confira abaixo algumas dicas para tornar esses encontros mais produtivos.
 
reuniao  
1 - Faça uma pauta prévia sobre os assuntos que serão abordados na reunião com sua equipe, isso evitará que algum tema relevante seja esquecido.
 
2 - É importante que as reuniões sejam periódicas - semanais, quinzenais e até mensais. No entanto, se algum fato relevante ocorrer na organização nada o impede de promover um encontro "extra", pois determinadas informações devem ser comunicadas rapidamente pelo gestor, antes que a "rádio peão" o faça.
 
3 - Determine um horário para os encontros como, por exemplo, no início ou no final do expediente.
 
4 - Estabelecer um cronograma para os encontros - abertura, comunicados e encerramento dará dinamismo aos assuntos que serão abordados. É aconselhável que também seja definido um tempo de duração para a reunião. Há empresas que promovem encontros produtivos com duração de 15 a 20 minutos. Encontros demorados podem tornar-se cansativos e dispersar a atenção dos participantes.
 
5 - Mesmo que as reuniões tenham datas definidas, não custa lembrar aos colaboradores o dia e o horário do próximo encontro. Isso pode ser feito por e-mail ou através de um mural do setor.
 
6 - Como se trata de uma reunião promovida entre o gestor e sua equipe, a mesma pode ocorrer no próprio setor.
 
7 - Muitas vezes, quando uma reunião é interrompida perde-se o "fio da meada". Por essa razão, peça aos colaboradores que deixem os celulares no silencioso ou na caixa postal. Afinal, o encontro não será demorado e se eles receberem alguma ligação poderão retorno em um breve período.
 
8 - Imprevistos ocorrem com qualquer pessoa. Se isso ocorrer e a reunião tiver que ser cancelada, comunique à sua equipe.
 
9 - Designe ou pergunte se alguém deseja secretariar a reunião. A pessoa ficará responsável por anotar os assuntos abordados e as decisões que foram tomadas no encontro.
 
10 - Abra um espaço, para que os colaboradores expressem suas opiniões, principalmente diante das decisões que serão implantadas. Solicite que as pessoas tragam para o próximo encontro, sugestões de temas que podem ser incluídos em reuniões futuras. Isso tornará o processo de comunicação democrático e não unilateral - focado unicamente na visão do gestor. Quando isso ocorre, os profissionais sentem-se valorizados e, de fato, membros da equipe.
 
11 - Depois que a pauta for elaborada, leia a mesma com atenção. Isso permitirá que você acrescente alguma informação relevante. Em seguida, distribua a mesma com sua equipe seja através de e-mail ou mesmo deixe a mesma disponível no mural do setor. Caso alguém tenha faltado à reunião, saberá o que ocorreu.
 
12 - Ao final da reunião, não esqueça de perguntar se alguém tem algo a mais a acrescentar sobre o que foi apresentado na reunião. E é claro, agradeça a presença e a participação de todos os presentes.
 
Fonte: RH

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics