PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

26/07/2009

ECONOMIA DOMÉSTICA... UM BOM NEGÓCIO

ECONOMIA DOMÉSTICA... UM BOM NEGÓCIO

 

 

Estamos tratando aqui da “economia” como sendo aquilo que se poupa ou que se evita gastar; da gestão doméstica onde a despesa pode e deve ser bem proporcionada, ou reduzida, onde se evitam gastos supérfluos.

 

Profissional liberal, trabalhador braçal, intelectual, artista, político, ricos ou pobres, temos algo em comum: somos consumidores.

 

O consumo, quer seja de alimentos, de serviços, de utensílios, ou quaisquer outros bens, estimula a produção que, por sua vez, gera a riqueza e incita o consumismo num círculo vicioso. Quem vive de salário sabe muito bem o que isso significa na vida.

 

Quem dispõe de tempo e paciência pode economizar alguns reais exercendo um trabalho simples e gratificante de controle de suas compras rotineiras, semanais ou mensais que, em linhas gerais, consiste em:

 

a) Planejar: optando pelo local de compras que apresente preços mais condizentes e promoções, preparando uma relação de gêneros indispensáveis em falta e, se possível, anotando o preço que costuma pagar por eles;

 

b) Efetuar as compras com calma, comparando preços e qualidades, examinando possibilidades e vantagens da substituição de produtos;

 

c) Avaliar e controlar, os resultados da compra em termos de economia e provimento.

 

Certas habilidades e hábitos são providenciais para a “economia doméstica”: evitar o desperdício orientando e controlando a validade dos produtos perecíveis e a sua conservação, assim como a correta utilização de outros produtos como os de limpeza, por exemplo.

 

Pechinchar nos preços pode parecer deselegante, mas esse hábito já se tornou comum e necessário, pois o valor a ser abatido muitas vezes está embutido no preço de venda.

 

A “economia doméstica”, que já constou dos currículos escolares do ensino fundamental quando a escola valorizava mais o seu aspecto educativo, atualmente se faz ainda mais necessária.

 

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 23/07/09

 

Fonte: Blog Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics