PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/08/2009

Redes Sociais – o que se deve e o que não se deve fazer

Redes Sociais

 

Dicas para você se destacar e não queimar o filme

 

image

 

Como descrevi no artigo Redes sociais focadas na sua carreira profissional…, as redes sociais podem te ajudar a alavancar sua carreira, encontrar um novo emprego ou melhorar o seu “networking”.

 

Mas cuidado, você deve ficar atento naquilo que escreve ou comenta…. Lembre-se, as redes sociais são públicas, e você ficará exposto à elas.

 

O que se deve fazer

 
    1 - Destaque-se dos seus pares

Na frase descrição, mostre com palavras-chave tudo aquilo que você sabe melhor e o que domina. Participe ativamente das comunidades e fóruns pertinentes à sua área.


    2 - Contatos, contatos e contatos…

Lembre-se, os contatos que você conquista podem valer pontos na sua vida profissional. Não se envergonhe de convidar pessoas conhecidas bem mais sucedidas que você. Mantenha sempre contatos com pessoas com quem já trabalhou em outras empresas, em qualquer nível.


    3- Faça da rede o seu currículo

Clareza, honestidade e objetividade são imprescindíveis na descrição do seu perfil. Detalhe nomes, datas e trabalhos realizados, como faria em seu currículo.

 

    4 - Atualize sempre

Não deixe o seu perfil desatualizado e abandonado. Isto acaba passando uma imagem de desleixo.


    5 - Faça recomendações só a quem mereça

Nas redes profissionais, você pode recomendar colegas de trabalho através de “endorsements”, que funcionam como cartas de recomendações. Portanto, recomende somente os profissionais que você conhece e que mereçam o seu comentário. Jamais utilize esta ferramenta para críticas ou brincadeiras… Lembre-se a moeda tem dois lados!


   6 - Postura é fundamental

Jamais fique implorando uma vaga ou uma promoção, isto apenas vai afugentar os seus amigos. Mesmo que desesperado, nunca se coloque em liquidação. Mantenha a postura mostrando sempre o que você tem de melhor, e só assim, as coisas acontecerão.

image


O que não se deve fazer

 

    1 -Cuidado com as fotos

Evite fotos comprometedoras com poses ridículas, vulgaridades e bebedeiras. Você pode até achar legal, mas com certeza, isto pode por um fim nas suas chances de emprego ou de uma promoção.


   2 - Escolha bem as comunidades

Evite o máximo as comunidades com caráter impróprio ou que demonstrem rebeldia, tipo “Eu odeio o meu chefe”. Assuntos polêmicos e íntimos devem ser tratados com seus amigos em uma mesa de “happy hour”.


    3 - Cuidado com a gramática

Jamais utilize linguagem com gírias, palavrões ou excesso de abreviações. A linguagem de seu perfil deve ser impecável, tanto em português como em outra língua. Utilize corretores ortográficos e peça ajuda quando tiver dúvidas.


   4 -Cuidado com a mentira

Na internet a mentira tem pernas bem mais curtas. Escreva e valorize as suas qualidades sem exageros e invenções. Lembre-se a propaganda quando bem feita, é a alma do negócio.


    5 - Não seja indiscreto

Não saia correndo atrás de amigos que você não conhece. Peça para ser apresentado, ou se apresente demonstrando motivos profissionais relevantes.


   6 – Spam, nem pensar

Mandar mensagens em massa ou ficar pedindo para que os seus amigos escrevam recados, comentários e depoimentos podem atrapalhar o seu relacionamento e reduzir a sua lista de contatos tão preciosa. Envie algo somente a quem possa interessar.

 

Bem, acredito que com estas recomendações você poderá utilizar as redes sociais de relacionamento de forma mais eficiente, e obter benefícios significativos na sua vida profissional.

 

Bibliografia: Revista Info (junho/2008)

 

até mais…

 

Angelo [byALF]

 

Veja também:

Redes sociais focadas na sua carreira profissional…

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics