PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

06/01/2010

Como participar do Portal do Software Público Brasileiro (SPB)

PSPB

Software Público Brasileiro (SPB) – Participe! 

Mas uma vez, navegando pelo Google encontrei um site maravilhoso para quem gosta de informática. O Portal do Software Público Brasileiro, criado pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, com base na ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação.

No Portal, você poderá participar de comunidades, utilizar softwares desenvolvidos pelo grupo, interagir com pessoas da Tecnologia da Informação do mundo inteiro, participar de fóruns, atuar no desenvolvimento de novos softwares, ver notícias do que está rolando no Governo brasileiro, participar de treinamentos e até divulgar a sua empresa como prestadora de serviços de informática e tecnologia.

Tudo no site é desenvolvido com software livre (Linux, PHP, MySql, etc) e funciona como um grande banco de informações, onde pessoas trocam dados sem nenhuma transação comercial (exceto para os prestadores de serviços).

O que é o SPB? (segundo a administração do Portal)

“O conceito do Software Público Brasileiro - SPB é utilizado como um dos alicerces para definir a política de uso e desenvolvimento de software pelo setor público no Brasil. Tal política compreende a relação entre os entes públicos, em todas as unidades da federação e demais esferas de poder, e destes com as empresas e a sociedade.

A idéia para estruturação de um portal de soluções livres surgiu no ano de 1995 em função de uma proposta feita pela ABEP - Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação, durante um encontro entre a diretoria executiva da entidade e o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).

Inicialmente a proposta da ABEP tinha como principal objetivo o compartilhamento de soluções entre as instituições públicas, em particular as instituições de informática pública.
Com a experiência do sistema de inventário CACIC, disponibilizado pela Dataprev, sob a Licença Pública Geral-GPL, a visão deste compartilhamento foi ampliada para toda sociedade.

A iniciativa do Portal do Software Público Brasileiro facilita a implantação de novas ferramentas nos diversos setores administrativos dos estados, promove a integração entre as unidades federativas e oferece um conjunto de serviços públicos para sociedade com base no bem software.”

Como acessar o Portal SPB (Portal do Software  Público Brasileiro)?

Acesse o site: http://www.softwarepublico.gov.br/

image

Clique em <Cadastrar seu Usuário>, leia o enunciado, preencha o formulário e clique em <OK>

Sobre o Cadastro no Portal do Software Público Brasileiro

Cadastro no Portal do Software Público Brasileiro

Prezado(a) Cidadão(ã),

Para obter o acesso às comunidades virtuais dos softwares disponibilizados no Portal do Software Público é necessário fazer seu cadastramento.

Com o usuário e senha cadastrados você poderá participar das comunidades correspondentes aos softwares de seu interesse.

Um resumo de cada um dos softwares disponíveis é apresentado na página Lista de Softwares . Selecione a comunidade do software de interesse, para ter uma descrição mais detalhada.

Todos os softwares são disponibilizados sob CC-GPL(versão em português da General Public License ou Licença Pública Geral 2).

Seja bem vindo!

Antes de realizar o primeiro acesso, é necessário responder a mensagem automática de confirmação de registro, que será enviada para seu email. Caso não tenha recebido, verifique se ela não foi enquadrada como spam. Se ocorrer algum problema no processo de registro de usuário, por favor, envie uma mensagem para guialivre@planejamento.gov.br.

Após tudo preenchido, entre no seu e-mail e confirme o cadastro. Pronto, agora é só utilizar o seu espaço no Portal…

image

Navegue no portal e participe de todas as funcionalidades que ele permite. Viva o Software Livre e Bom trabalho…

até mais… ( byALF )

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics