PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

24/01/2010

A humildade e a falsa módestia

15801_11367172432

A HUMILDADE E A SUBSERVIÊNCIA

A humildade ou modéstia é uma virtude isenta de orgulho, vaidade e presunção, pela qual reconhecemos as nossas limitações e nos colocamos em posição favorável de obter os recursos que possam suprir nossas carências materiais, intelectuais, sociais, culturais, profissionais e emocionais.

A subserviência muito embora se confunda, às vezes, com a humildade ou modéstia, consiste no servilismo, na bajulação, na submissão desproporcional e interesseira. É a falsa modéstia. Deixa de ser uma virtude para ser uma acomodação ou vício.

A pessoa modesta não se sente humilhada, não se rebaixa, não se degrada; é respeitosa, atenciosa, compreensível e, naturalmente prestativa.

Com essa característica peculiar supera suas reais deficiências e limitações, mostra-se simpática e accessível a todas as formas de ajuda, aprende com mais facilidade e integra-se mais rapidamente ao ambiente social e profissional.

A humildade não nos impede de reivindicar nossos direitos e nem de expor nossos predicados e capacidades desde que se faça com parcimônia e sem exaltação e vaidade.

A falsa modéstia pode advir da insegurança, da falta de autoestima, da carência de elogios para se afirmar e, até mesmo, da presunção. Pode ainda tratar-se de um ardil para usufruir da comiseração alheia.

Daí a importância, especialmente para quem lida com a educação, com a assistência social e com a cooptação de recursos humanos, em conhecer e fazer o discernimento entre essas duas formas pelas quais pode se manifestar a “humildade”.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 21/01/10

Fonte: Escola da Vida




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics