PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Publicidade:

Encontre no blog...

24/04/2010

Guarde tudo na web e mantenha os seus dados protegidos com o Live Mesh (Microsoft)

 Live_Mesh

Backup,Compartilhamento e Sincronização-tudo em 1

Como já comentamos antes, a Microsoft está apostando tudo em serviços online para armazenamento, sincronização e compartilhamento de dados (veja: Computação em nuvem? Já ouvi falar…).

Recentemente, lançou o Skyddrive (veja: Guarde quase tudo no SkyDrive da Microsoft) que oferece gratuitamente 25Gb de espaço livre, porém, o serviço é básico e permite apenas uploads de arquivos enviados…

Mais recentemente, a Microsoft pensando em competir fortemente nesta área, inclusive com serviços pagos, lançou o Live Mesh (fase Beta ainda). O serviço oferece 5Gb de espaço gratuito sem limites de transferência e de tamanho de arquivo (com a versão paga você pode adquirir mais espaço).

Imagine você poder abrir os seus arquivos em qualquer máquina ou acessar o seu computador onde você estiver (desde que sua máquina esteja ligada e conectada ao Live Mesh). Com este serviço é possível você compartilhar pastas do seu computador com outros usuários conectados ao site.

Com o Live Mesh você pode compartilhar arquivos em um PC que utiliza o Windows com usuários de computadores Mac OS (Apple), ou que utilizam Linux como sistema operacional, ou ainda em sistemas utilizados em iPhones (lembrem-se que ainda está em teste – fase Beta)…

Com o serviço do Live Mesh, seus backups, dados e arquivos ganham muito mais proteção contra vírus e panes de hardware, com a garantia Microsoft… quer mais?

Características Técnicas

Serviço: Live Mesh

Fabricante: Microsoft

Armazenamento gratuito: 5 GB

Método de upload: Browser e Software

Recursos: Backup, Sincronização e Compartilhamento

Sistemas Operacionais: Windows (XP,Vista,7) / Linux / Mac OS (beta)

Linguagem: apenas na versão em inglês

Recursos para exibição de imagens: permite exibição de fotos em formato de slides (com instalação do pacote Siverlight)

Interface: Estilo do Windows 7, simples e eficiente

Recomendações e observações

1) A interface web, assim como o software, consome muitos recursos e não é recomendado sua utilização em máquinas antigas (recomendável máquinas com mais de 1Gb de memória RAM)

2) Roda perfeitamente com o Windows XP ou Windows 7, onde pude testar. No Machintosh não testei (se alguém o fez, por favor comente no blog).

3) A versão beta ainda está indisponível para sincronismo com sistema operacional Linux, ou sistemas WiFi para celulares (“comming soon”, diz o site… esperamos que seja breve mesmo).

4) Arquivos com mais de 100Mb demoraram muito para realizar o “upload”, quase uma eternidade, porém isto dependerá da sua máquina e velocidade da banda larga… (comentem).

5) Cuidado na hora de sincronizar a sua máquina. Caso esteja no seu ambiente de trabalho, peça permissão para o pessoal de TI e para a sua gerência. Compartilhar dados da empresa pode ser considerado falta grave, além de que, o software de sincronização pode alterar o sistema de dados (MicrosoftSQL server) da máquina, compromentendo em alguns casos, o funcionamento de programas de uso coorporativo.

Warning_thumb[1]

Utilizando o Live Mesh

info_thumb[1]

 

Acesse o site: www.mesh.com

 

image

Faça o login utilizando a sua conta do Windows Live (a mesma que você usa para o Hotmail ou o MSN), clicando em <Sign in>

Obs.: Se você ainda não tem conta no Windows Live, clique em <Sign up>, ou se desejar, clique aqui para criar uma conta diretamente do blog.

image

Aceite o termo de uso clicando em <I Agree>

image

Clique em <Connect> para acessar suas pastas no Live Mesh.

image

Na primeira vez que você entra é apresentado uma janela com os tutoriais explicativos sobre Criação de pastas (Create), Sincronização (Sync) e Compartilhamento (Share). Mesmo sendo em inglês, vale a pena dar uma olhada e obter mais informações de cada recurso do Live Mesh.

Se desejar não ver mais esta janela, clique na caixa de seleção escolhendo <Don’t show this message again>.

image

Criando sua primeira pasta no servidor Live Mesh

Com o botão esquerdo do mouse, de um duplo clique no ícone <Create Folder>. Defina o nome para a sua pasta, que no nosso caso usamos Visual Dicas.

image

Obs.: Por padrão, a pasta está configurada como sincronizada sempre que um arquivo for adicionado ou modificado. Para alterar isto, clique em <Show synchronization options> e selecione <Never with this device>, de forma que não haja sincronização com a pasta definida.

Se tiver dúvidas, mantenha a configuração padrão.

image

Tudo pronto, clique em <OK> e a no pasta estará disponível na sua conta do servidor Live Mesh…

image

Upload de arquivos para a sua pasta no desktop do Live Mesh 

De dois clique para abrir a pasta, Visual Dicas, no nosso exemplo e clique no botão <Upload File>

Se desejar, crie novas pastas utilizando <New Folder> (no nosso exemplo utilizamos a pasta “Imagens”).

image

Para facilitar a navegação dos arquivos, sugiro que altere o modo de exibição dos arquivos, clicando no botão <Organize> e <Navegation Pane>.

image

Defina o caminho para armazenar o seu arquivo, que no nosso caso será dentro da pasta “Imagens”…

image

Para fazer o upload, escolha o arquivo e clique no botão <Abrir>.

image

Pronto, aguarde para realizar o  upload, e seu arquivo já está salvo no Live Mesh… e você poderá recuperá-lo em qualquer lugar do mundo, bastando estar conectado na internet, através de um PC, ou um iPhone, por exemplo.

image

Para visualizar, clique em <Media View> para mostrar imagens em slides (para quem utiliza o Windows 7 ou que tenha instalado o pacote Silverlight da Microsoft no XP ou Vista).

image

ATENÇÃO: Para recuperar os arquivos em qualquer máquina, basta acessar o site, fazer o login com a sua conta no Windows Live abrir a sua pasta e dar um clique com o botão direito no ícone do arquivo desejado, e escolher <Save As>. O arquivo então será baixado para a pasta definida para downloads do seu navegador…

image 

Compartilhando arquivos

Em Desktop, observe a parte direita da janela…

image

…e encontre <Members> e clique sobre o link

image

Clique no link <Invite> e coloque o e-mail do usuário que você deseje compartilhar os arquivos da sua pasta (que no nosso exemplo chama-se Visual Dicas).

Defina também o tipo de permissão que deseje (Ower – proprietário, pode alterar arquivos, alterar nome, deletar, enfim, tudo / Contribuitor – pode incluir arquivos com uploads / Reader – só pode fazer downloads dos arquivos).

image

A solicitação irá via e-mail, necessitando que o destinatário aceite o convite. A partir daí, ele terá o acesso à pasta compartilhada.

image

No seu e-mail, clique no link para ver o convite

image 

ATENÇÃO: Somente e-mails para contas no Windows Live. Demais contas, você não conseguirá entrar no Live Mesh…

Pronto, agora o usuário terá acesso a sua pasta para utilizá-la de acordo com as definições de permissão que você definiu…

image

Clique sobre o link do usuário para conferir o status dele, conforme exemplo abaixo:

image

Sincronizando o seu PC com o servidor Live Mesh

Para adicionar o PC ao Live Mesch e poder sincronizá-lo com o servidor é necessário instalar o software. A princípio, só é possível instalar PC´s com Windows XP, Vista e 7 e MacOS 10.1 ou maior, na versão Beta. Porém a Microsoft promete estender o sincronismo também para Linux e dispositivos móveis com WiFi, como celulares, iPhones e o iPad…

Na barra superior, clique <Devices>

image

Clique no ícone <Add Devices>

image

Escolha o seu sistema operacional, e clique em <Install> para instalar o software de sincronismo… (Se tiver utilizando o Windows 7, escolha Windows Vista – 32 bits). Na instalação, ele mostra que está instalando o Live Mesh Software

image

Após instalado, é necessário você logar com uma conta do Windows Live (lembre-se, o computador ou dispositivo sincronizado só entrará com a senha que você utiliza na primeira vez).

image

Depois de logado, se desejar, altere o nome do computador, e clique no botão <Add device>. Depois ele perguntará se você permite modificações no seu computador, clique em <Sim>.

image

Agora é necessário aguardar um tempo para a sincronização…

Veja no meu exemplo que sincronizei dois computadores, o meu pessoal, que chamei de BYALF e o meu PC do trabalho, com o nome de RECEPÇÃO…

Quando os dois computadores estiverem ligados e conectados no Live Mesh, poderei acessar seus arquivos, assim como os arquivos salvos no Live Desktop (Servidor).

image

Agora basta eu clicar em BYALF, Live Desktop ou RECEPÇÃO e navegar nos seus arquivos… ou se quiser acrescentar um novo dispositivo.

Para remover o dispositivo, clique no ícone desejado (computador), e selecione <Remove device from Live Mech>

image

Opinião

Com interface simples, de fácil utilização e atraente no “design” o Live Mesh veio para brigar realmente com os grandes nesta área, como o DropBox (gratuito) e o Box.Net (pago). Se desejar só sincronismo, o LiveSync, também da Microsoft, dá conta do recado muito bem…

O serviço online e o software é um pouco pesado para computadores com menos de 1Gb de RAM, porém, em computadores acima disto ele roda perfeitamente, mesmo com processadores mais antigos.

O ponto negativo, é que arquivos com mais de 100Mb demoram muito para o upload, quando não travam. A interface ainda na versão Beta, é em inglês, mas devido a sua simplicidade, isto não atrapalha muito…

Com relação ao compartilhamento de dados, o Live Mesh é perfeito…

Veja a opinião da equipe baixaki:

O conceito do Live Mesh quase chega a ser revolucionário, pois compartilhar arquivos entre Windows, Mac e celulares com acesso à Internet é realmente algo muito impressionante. Impressiona pelo fato de tal tecnologia fazer lembrar bastante o “sistema de nuvem”, o qual, em teoria, fará com que “todos os arquivos do mundo” fiquem dentro da Internet, eliminando assim, a necessidade de se ter um disco rígido de grande capacidade em seu computador.


Usar o Live Mesh é bastante fácil e caso você tenha uma internet boa o suficiente, sentirá como se estivesse acessando os arquivos de outro computador em seu próprio. O problema do Live Mesh está no fato de ele ainda estar em fase beta de testes e ainda não permitir que você troque arquivos com usuários de Mac ou celulares.

Equipe Baixaki

 

até mais… [ byALF ]




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More