PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

24/04/2010

Guarde tudo na web e mantenha os seus dados protegidos com o Live Mesh (Microsoft)

 Live_Mesh

Backup,Compartilhamento e Sincronização-tudo em 1

Como já comentamos antes, a Microsoft está apostando tudo em serviços online para armazenamento, sincronização e compartilhamento de dados (veja: Computação em nuvem? Já ouvi falar…).

Recentemente, lançou o Skyddrive (veja: Guarde quase tudo no SkyDrive da Microsoft) que oferece gratuitamente 25Gb de espaço livre, porém, o serviço é básico e permite apenas uploads de arquivos enviados…

Mais recentemente, a Microsoft pensando em competir fortemente nesta área, inclusive com serviços pagos, lançou o Live Mesh (fase Beta ainda). O serviço oferece 5Gb de espaço gratuito sem limites de transferência e de tamanho de arquivo (com a versão paga você pode adquirir mais espaço).

Imagine você poder abrir os seus arquivos em qualquer máquina ou acessar o seu computador onde você estiver (desde que sua máquina esteja ligada e conectada ao Live Mesh). Com este serviço é possível você compartilhar pastas do seu computador com outros usuários conectados ao site.

Com o Live Mesh você pode compartilhar arquivos em um PC que utiliza o Windows com usuários de computadores Mac OS (Apple), ou que utilizam Linux como sistema operacional, ou ainda em sistemas utilizados em iPhones (lembrem-se que ainda está em teste – fase Beta)…

Com o serviço do Live Mesh, seus backups, dados e arquivos ganham muito mais proteção contra vírus e panes de hardware, com a garantia Microsoft… quer mais?

Características Técnicas

Serviço: Live Mesh

Fabricante: Microsoft

Armazenamento gratuito: 5 GB

Método de upload: Browser e Software

Recursos: Backup, Sincronização e Compartilhamento

Sistemas Operacionais: Windows (XP,Vista,7) / Linux / Mac OS (beta)

Linguagem: apenas na versão em inglês

Recursos para exibição de imagens: permite exibição de fotos em formato de slides (com instalação do pacote Siverlight)

Interface: Estilo do Windows 7, simples e eficiente

Recomendações e observações

1) A interface web, assim como o software, consome muitos recursos e não é recomendado sua utilização em máquinas antigas (recomendável máquinas com mais de 1Gb de memória RAM)

2) Roda perfeitamente com o Windows XP ou Windows 7, onde pude testar. No Machintosh não testei (se alguém o fez, por favor comente no blog).

3) A versão beta ainda está indisponível para sincronismo com sistema operacional Linux, ou sistemas WiFi para celulares (“comming soon”, diz o site… esperamos que seja breve mesmo).

4) Arquivos com mais de 100Mb demoraram muito para realizar o “upload”, quase uma eternidade, porém isto dependerá da sua máquina e velocidade da banda larga… (comentem).

5) Cuidado na hora de sincronizar a sua máquina. Caso esteja no seu ambiente de trabalho, peça permissão para o pessoal de TI e para a sua gerência. Compartilhar dados da empresa pode ser considerado falta grave, além de que, o software de sincronização pode alterar o sistema de dados (MicrosoftSQL server) da máquina, compromentendo em alguns casos, o funcionamento de programas de uso coorporativo.

Warning_thumb[1]

Utilizando o Live Mesh

info_thumb[1]

 

Acesse o site: www.mesh.com

 

image

Faça o login utilizando a sua conta do Windows Live (a mesma que você usa para o Hotmail ou o MSN), clicando em <Sign in>

Obs.: Se você ainda não tem conta no Windows Live, clique em <Sign up>, ou se desejar, clique aqui para criar uma conta diretamente do blog.

image

Aceite o termo de uso clicando em <I Agree>

image

Clique em <Connect> para acessar suas pastas no Live Mesh.

image

Na primeira vez que você entra é apresentado uma janela com os tutoriais explicativos sobre Criação de pastas (Create), Sincronização (Sync) e Compartilhamento (Share). Mesmo sendo em inglês, vale a pena dar uma olhada e obter mais informações de cada recurso do Live Mesh.

Se desejar não ver mais esta janela, clique na caixa de seleção escolhendo <Don’t show this message again>.

image

Criando sua primeira pasta no servidor Live Mesh

Com o botão esquerdo do mouse, de um duplo clique no ícone <Create Folder>. Defina o nome para a sua pasta, que no nosso caso usamos Visual Dicas.

image

Obs.: Por padrão, a pasta está configurada como sincronizada sempre que um arquivo for adicionado ou modificado. Para alterar isto, clique em <Show synchronization options> e selecione <Never with this device>, de forma que não haja sincronização com a pasta definida.

Se tiver dúvidas, mantenha a configuração padrão.

image

Tudo pronto, clique em <OK> e a no pasta estará disponível na sua conta do servidor Live Mesh…

image

Upload de arquivos para a sua pasta no desktop do Live Mesh 

De dois clique para abrir a pasta, Visual Dicas, no nosso exemplo e clique no botão <Upload File>

Se desejar, crie novas pastas utilizando <New Folder> (no nosso exemplo utilizamos a pasta “Imagens”).

image

Para facilitar a navegação dos arquivos, sugiro que altere o modo de exibição dos arquivos, clicando no botão <Organize> e <Navegation Pane>.

image

Defina o caminho para armazenar o seu arquivo, que no nosso caso será dentro da pasta “Imagens”…

image

Para fazer o upload, escolha o arquivo e clique no botão <Abrir>.

image

Pronto, aguarde para realizar o  upload, e seu arquivo já está salvo no Live Mesh… e você poderá recuperá-lo em qualquer lugar do mundo, bastando estar conectado na internet, através de um PC, ou um iPhone, por exemplo.

image

Para visualizar, clique em <Media View> para mostrar imagens em slides (para quem utiliza o Windows 7 ou que tenha instalado o pacote Silverlight da Microsoft no XP ou Vista).

image

ATENÇÃO: Para recuperar os arquivos em qualquer máquina, basta acessar o site, fazer o login com a sua conta no Windows Live abrir a sua pasta e dar um clique com o botão direito no ícone do arquivo desejado, e escolher <Save As>. O arquivo então será baixado para a pasta definida para downloads do seu navegador…

image 

Compartilhando arquivos

Em Desktop, observe a parte direita da janela…

image

…e encontre <Members> e clique sobre o link

image

Clique no link <Invite> e coloque o e-mail do usuário que você deseje compartilhar os arquivos da sua pasta (que no nosso exemplo chama-se Visual Dicas).

Defina também o tipo de permissão que deseje (Ower – proprietário, pode alterar arquivos, alterar nome, deletar, enfim, tudo / Contribuitor – pode incluir arquivos com uploads / Reader – só pode fazer downloads dos arquivos).

image

A solicitação irá via e-mail, necessitando que o destinatário aceite o convite. A partir daí, ele terá o acesso à pasta compartilhada.

image

No seu e-mail, clique no link para ver o convite

image 

ATENÇÃO: Somente e-mails para contas no Windows Live. Demais contas, você não conseguirá entrar no Live Mesh…

Pronto, agora o usuário terá acesso a sua pasta para utilizá-la de acordo com as definições de permissão que você definiu…

image

Clique sobre o link do usuário para conferir o status dele, conforme exemplo abaixo:

image

Sincronizando o seu PC com o servidor Live Mesh

Para adicionar o PC ao Live Mesch e poder sincronizá-lo com o servidor é necessário instalar o software. A princípio, só é possível instalar PC´s com Windows XP, Vista e 7 e MacOS 10.1 ou maior, na versão Beta. Porém a Microsoft promete estender o sincronismo também para Linux e dispositivos móveis com WiFi, como celulares, iPhones e o iPad…

Na barra superior, clique <Devices>

image

Clique no ícone <Add Devices>

image

Escolha o seu sistema operacional, e clique em <Install> para instalar o software de sincronismo… (Se tiver utilizando o Windows 7, escolha Windows Vista – 32 bits). Na instalação, ele mostra que está instalando o Live Mesh Software

image

Após instalado, é necessário você logar com uma conta do Windows Live (lembre-se, o computador ou dispositivo sincronizado só entrará com a senha que você utiliza na primeira vez).

image

Depois de logado, se desejar, altere o nome do computador, e clique no botão <Add device>. Depois ele perguntará se você permite modificações no seu computador, clique em <Sim>.

image

Agora é necessário aguardar um tempo para a sincronização…

Veja no meu exemplo que sincronizei dois computadores, o meu pessoal, que chamei de BYALF e o meu PC do trabalho, com o nome de RECEPÇÃO…

Quando os dois computadores estiverem ligados e conectados no Live Mesh, poderei acessar seus arquivos, assim como os arquivos salvos no Live Desktop (Servidor).

image

Agora basta eu clicar em BYALF, Live Desktop ou RECEPÇÃO e navegar nos seus arquivos… ou se quiser acrescentar um novo dispositivo.

Para remover o dispositivo, clique no ícone desejado (computador), e selecione <Remove device from Live Mech>

image

Opinião

Com interface simples, de fácil utilização e atraente no “design” o Live Mesh veio para brigar realmente com os grandes nesta área, como o DropBox (gratuito) e o Box.Net (pago). Se desejar só sincronismo, o LiveSync, também da Microsoft, dá conta do recado muito bem…

O serviço online e o software é um pouco pesado para computadores com menos de 1Gb de RAM, porém, em computadores acima disto ele roda perfeitamente, mesmo com processadores mais antigos.

O ponto negativo, é que arquivos com mais de 100Mb demoram muito para o upload, quando não travam. A interface ainda na versão Beta, é em inglês, mas devido a sua simplicidade, isto não atrapalha muito…

Com relação ao compartilhamento de dados, o Live Mesh é perfeito…

Veja a opinião da equipe baixaki:

O conceito do Live Mesh quase chega a ser revolucionário, pois compartilhar arquivos entre Windows, Mac e celulares com acesso à Internet é realmente algo muito impressionante. Impressiona pelo fato de tal tecnologia fazer lembrar bastante o “sistema de nuvem”, o qual, em teoria, fará com que “todos os arquivos do mundo” fiquem dentro da Internet, eliminando assim, a necessidade de se ter um disco rígido de grande capacidade em seu computador.


Usar o Live Mesh é bastante fácil e caso você tenha uma internet boa o suficiente, sentirá como se estivesse acessando os arquivos de outro computador em seu próprio. O problema do Live Mesh está no fato de ele ainda estar em fase beta de testes e ainda não permitir que você troque arquivos com usuários de Mac ou celulares.

Equipe Baixaki

 

até mais… [ byALF ]




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics