PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

01/08/2018

O que é JavaScript?

Resultado de imagem para javascript logo

O que é JavaScript?

JavaScript é uma famosa linguagem de programação e foi desenvolvida em meados da década de 90 pelo programador Brendan Eich. Inicialmente o nome original era LiveScript, tendo sido criada para rodar no Netscape Navigator.

No entanto, no ano de 1996, a Microsoft utilizou essa linguagem em seu navegador, possibilitando com isso tornar a JavaScript uma das linguagens mais conhecidas e utilizadas pelos programadores.

É possível afirmar que o JavaScript funciona como uma linguagem de complemento. Dessa maneira, ela atua executando uma nova funcionalidade para o código, conferindo melhorias para os mais variados projetos web.

Vale salientar também que é importante não confundir a linguagem JavaScript com outra linguagem que é conhecida apenas como Java, pois essa última possui outras finalidades. 

O funcionamento da linguagem JavaScript

Uma das principais características dessa tecnologia é o modo como ocorre o seu funcionamento. Ela atua em servidores na Internet rodando programas localmente.

Dessa maneira a linguagem JavaScript proporciona para as páginas da Internet uma melhor interação, sendo também baseada praticamente em objetos.

Vale destacar que o termo “objeto” em programação significa um conjunto de informações. Além disso, ela é independente e conta com características versáteis.

Ela também conta com uma biblioteca padrão de objetos, tais como o Math, o Date e o Array, que servem para constituir o núcleo dessa linguagem.

É possível afirmar que a linguagem JavaScript tem como uma das suas funcionalidades controlar o comportamento do HTML e do CSS. Além disso, também é chamada de “client-side”, ou seja, o seu funcionamento ocorre ao lado de outra tecnologia.

As vantagens de usar a linguagem JavaScript

Por ser uma linguagem client-side, é possível obter mais velocidade nas aplicações web em comparação a outras tecnologias. Além disso, é possível efetuar várias funções off-line, pois a linguagem vai rodar em seu navegador, sem necessitar estar online para isso.

A quantidade de efeitos que ela possibilita criar também é um detalhe que merece o devido destaque. Com essa linguagem, você terá condições de criar games e também scripts capazes de validar um número de CPF.

Entre os efeitos que a linguagem JavaScript permite criar estão alguns efeitos nas janelas do navegador e também nas cores dos links. Caso você considere necessário, pode alterar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse por cima.

Ele também possui a capacidade de exibir um site adequado com o tamanho do dispositivo que está sendo utilizado, sendo a responsividade muito importante para qualquer trabalho envolvendo programação.

Para aprender melhor as características dessa linguagem de programação, você pode encontrar informações em sites diversos, bem como vídeos explicativos.

A importância da linguagem JavaScript na web

Uma vasta quantidade de projetos web é construída por meio dessa linguagem. É graças a ela que hoje em dia conseguimos criar projetos web responsivos e adaptados para as tecnologias mobile.

Sendo assim, você poderá abrir um site em um desktop, um notebook, um smartphone ou tablet e ainda assim os elementos visuais não serão perdidos.

E já que hoje em dia, diante do avanço e popularidade desses dispositivos móveis, é essencial que os sites contem com um design responsivo. Por isso a tecnologia JavaScript é essencial para fornecer essa característica.

E você sabe aqueles efeitos especiais que você encontra nas páginas de sites, os deixando com mais vida, criativos e com um visual mais chamativo? Pois então, o JavaScript também é o culpado.

Por meio dessa linguagem, é possível efetuar a movimentação dos objetos que constituem a página, bem como promover uma possível alteração de cores e outras mudanças no seu aspecto estético.

Além disso, a possibilidade de ocultar ou mostrar informações da página, apresentar formulários, exibir galerias de imagens e realizar aplicações de cálculos também estão entre as façanhas dessa linguagem.

Aplicações da linguagem JavaScript

Como criar um site passo a passo

Algumas das aplicações práticas para JavaScript podem ser vistas em projetos como:

Criação de Landing Pages e Hotsites

As Landing Pages (também conhecidas como “páginas de captura”) são projetos web que possuem apenas uma página e são essenciais para ações de marketing digital, especialmente para solicitar que o visitante preencha ou assine algum formulário.

Hotsites

Já os Hotsites são criados para alguma ação temporária, tais como divulgar algum tipo de promoção de vendas, ou a realização de um determinado evento.

Site Estático

É um tipo de site que não necessita de um grande número de alterações. Alguns exemplos dele podem ser currículos, portfólios e sites institucionais.

Para a criação desse tipo de site, o programador pode contar com apenas três ferramentas: o HTML, o CSS e, é claro: JavaScript.

Caso deseje um ótimo tutorial para criar um site, siga: hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-site-passo-a-passo

Conclusão

Ao assimilar boa parte dos conceitos e usabilidades da linguagem JavaScript é possível compreender melhor os conceitos atuais de programação e como as aplicações web são criadas.

Por fim, se você pretende estar por dentro do mundo da programação, saiba que conhecer JavaScript é uma tarefa essencial  para isso.

Por: https://www.hostinger.com.br/

image

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics