PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

01/08/2018

O que é JavaScript?

Resultado de imagem para javascript logo

O que é JavaScript?

JavaScript é uma famosa linguagem de programação e foi desenvolvida em meados da década de 90 pelo programador Brendan Eich. Inicialmente o nome original era LiveScript, tendo sido criada para rodar no Netscape Navigator.

No entanto, no ano de 1996, a Microsoft utilizou essa linguagem em seu navegador, possibilitando com isso tornar a JavaScript uma das linguagens mais conhecidas e utilizadas pelos programadores.

É possível afirmar que o JavaScript funciona como uma linguagem de complemento. Dessa maneira, ela atua executando uma nova funcionalidade para o código, conferindo melhorias para os mais variados projetos web.

Vale salientar também que é importante não confundir a linguagem JavaScript com outra linguagem que é conhecida apenas como Java, pois essa última possui outras finalidades. 

O funcionamento da linguagem JavaScript

Uma das principais características dessa tecnologia é o modo como ocorre o seu funcionamento. Ela atua em servidores na Internet rodando programas localmente.

Dessa maneira a linguagem JavaScript proporciona para as páginas da Internet uma melhor interação, sendo também baseada praticamente em objetos.

Vale destacar que o termo “objeto” em programação significa um conjunto de informações. Além disso, ela é independente e conta com características versáteis.

Ela também conta com uma biblioteca padrão de objetos, tais como o Math, o Date e o Array, que servem para constituir o núcleo dessa linguagem.

É possível afirmar que a linguagem JavaScript tem como uma das suas funcionalidades controlar o comportamento do HTML e do CSS. Além disso, também é chamada de “client-side”, ou seja, o seu funcionamento ocorre ao lado de outra tecnologia.

As vantagens de usar a linguagem JavaScript

Por ser uma linguagem client-side, é possível obter mais velocidade nas aplicações web em comparação a outras tecnologias. Além disso, é possível efetuar várias funções off-line, pois a linguagem vai rodar em seu navegador, sem necessitar estar online para isso.

A quantidade de efeitos que ela possibilita criar também é um detalhe que merece o devido destaque. Com essa linguagem, você terá condições de criar games e também scripts capazes de validar um número de CPF.

Entre os efeitos que a linguagem JavaScript permite criar estão alguns efeitos nas janelas do navegador e também nas cores dos links. Caso você considere necessário, pode alterar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse por cima.

Ele também possui a capacidade de exibir um site adequado com o tamanho do dispositivo que está sendo utilizado, sendo a responsividade muito importante para qualquer trabalho envolvendo programação.

Para aprender melhor as características dessa linguagem de programação, você pode encontrar informações em sites diversos, bem como vídeos explicativos.

A importância da linguagem JavaScript na web

Uma vasta quantidade de projetos web é construída por meio dessa linguagem. É graças a ela que hoje em dia conseguimos criar projetos web responsivos e adaptados para as tecnologias mobile.

Sendo assim, você poderá abrir um site em um desktop, um notebook, um smartphone ou tablet e ainda assim os elementos visuais não serão perdidos.

E já que hoje em dia, diante do avanço e popularidade desses dispositivos móveis, é essencial que os sites contem com um design responsivo. Por isso a tecnologia JavaScript é essencial para fornecer essa característica.

E você sabe aqueles efeitos especiais que você encontra nas páginas de sites, os deixando com mais vida, criativos e com um visual mais chamativo? Pois então, o JavaScript também é o culpado.

Por meio dessa linguagem, é possível efetuar a movimentação dos objetos que constituem a página, bem como promover uma possível alteração de cores e outras mudanças no seu aspecto estético.

Além disso, a possibilidade de ocultar ou mostrar informações da página, apresentar formulários, exibir galerias de imagens e realizar aplicações de cálculos também estão entre as façanhas dessa linguagem.

Aplicações da linguagem JavaScript

Como criar um site passo a passo

Algumas das aplicações práticas para JavaScript podem ser vistas em projetos como:

Criação de Landing Pages e Hotsites

As Landing Pages (também conhecidas como “páginas de captura”) são projetos web que possuem apenas uma página e são essenciais para ações de marketing digital, especialmente para solicitar que o visitante preencha ou assine algum formulário.

Hotsites

Já os Hotsites são criados para alguma ação temporária, tais como divulgar algum tipo de promoção de vendas, ou a realização de um determinado evento.

Site Estático

É um tipo de site que não necessita de um grande número de alterações. Alguns exemplos dele podem ser currículos, portfólios e sites institucionais.

Para a criação desse tipo de site, o programador pode contar com apenas três ferramentas: o HTML, o CSS e, é claro: JavaScript.

Caso deseje um ótimo tutorial para criar um site, siga: hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-site-passo-a-passo

Conclusão

Ao assimilar boa parte dos conceitos e usabilidades da linguagem JavaScript é possível compreender melhor os conceitos atuais de programação e como as aplicações web são criadas.

Por fim, se você pretende estar por dentro do mundo da programação, saiba que conhecer JavaScript é uma tarefa essencial  para isso.

Por: https://www.hostinger.com.br/

image

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More