PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

17/04/2019

Série Arduino Básico #52 - Relógio Digital Arduino com alarme – módulo RTC

Resultado de imagem para módulo rtc ds3231

Série Arduino Básico

Neste projeto mostraremos como utilizar o o módulo RTC DS3231 para criar um relógio digital  com monitoramento da temperatura ambiente e alarme.  O relógio exibirá no display a hora, minutos e segundos e a cada 3 segundos exibe a data e a temperatura. Ao setarmos a hora de disparo do alarme, o relógio funcionará como um despertador ou como um controlador de tempo para processos eletrônicos.

Observações:

1) Utilizamos o módulo RTC DS3231 como um temporizador alta precisão e controle de temperatura ambiente.

2) Este projeto foi desenvolvido para um display LCD com controlador HD44780 em conjunto com o módulo serial I2C (opcional), que poderá ser separado ou soldado diretamente no display.

3) Se você não tem um módulo I2C para display LCD, poderá adaptar o projeto para o display LCD sem o adaptador. Veja como montar o display no projeto Projeto 38 - Controlando um display LCD (instalação e comandos básicos).

4) Este projeto utiliza uma biblioteca específica para o módulo RTC DS1397 e portanto não funciona com outros módulos RTC.

Aplicação: Para fins didáticos e projetos para controle de tempo e temperatura com exibição em display de cristal líquido.

Tudo para o seu Arduino!

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Como o projeto deve funcionar

Acesse o link: Projeto 52 - Relógio Digital Arduino com despertador

1. Se você vai utilizar o módulo RTC pela primeira vez, altere os sketch do projeto para configurar a hora e data atual:

2. Ao iniciar o programa, você irá visualizar na primeira linha do display a hora, minutos e segundos e na segunda linha a data e a temperatura a cada 3 segundos..

3. Pronto, agora rode o programa para visualizar a hora, data e temperatura ambiente. Se acabar a energia elétrica ou se você desligar o Arduino, a hora e data estarão sempre atualizadas graças a bateria que vem acoplada ao módulo RTC.

Veja abaixo a montagem do circuito:

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 52 - Relógio Digital Arduino com despertador

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics