PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/11/2008

Tecnologia 3G, o que é?

Entenda o que é a tecnologia 3G


3G significa "terceira geração" de tecnologia de comunicação sem fio (telefonia móvel). Refere-se a aperfeiçoamentos pendentes na comunicação wireless de dados e voz através de qualquer um dos vários padrões propostos. O objetivo imediato é aumentar a velocidade de transmissão de 9,5 Kbps para 2 Mbps. A "primeira geração" foi a dos celulares analógicos e a "segunda geração" dos digitais.


Como proporciona uma velocidade de transmissão bem maior, a tecnologia 3G torna possível às empresas oferecer serviços mais complexos a custos acessíveis, como internet banda larga, tv no celular, jogos 3D, videochamada com transmissão de vídeo e áudio simultâneo, além de downloads de música e vídeo com maior rapidez.


Para se ter uma idéia da velocidade, um dowload de uma música na tecnolgia 2G pode chegar a 18 minutos, enquanto na tecnologia 3D, chega a 1 minuto.

Em breve haverá o IPTV, e o desenvolvmimento da tecnologia 4G que proporcionará aos clientes jogos multiplay de altíssima definição em tempo real.

3G no Brasil

A primeira operadora a oferecer 3G no Brasil foi a Vivo em 2004 com a tecnologia Evolution-Data Optimized ou CDMA 1X-EVDO que atinge velocidades de até 2mb por segundo. No entanto, a cobertura ficou limitada a poucas cidades, nas quais muitas possuíam cobertura parcial (algumas regiões de cada município).

No final de 2007, as operadoras Claro e Telemig celular lançaram suas redes 3G UMTS/HSDPA na freqüência de 850 MHz, antecipando-se ao leilão realizado em dezembro de 2007. Em dezembro de 2007 foi realizado o leilão das faixas de freqüências no Brasil. Dessa forma as três principais operadoras do país Vivo, Claro e TIM conseguiram obter cobertura nacional. A Oi obteve licenças nas regiões I e III, apresentando proposta de compra da BrT (Brasil Telecom), que atua somente na região II, para atingir cobertura nacional (para tanto é necessáia a alteração da PGO). A Telemig celular e a BRT obtiveram a cobertura em suas respectivas regiões. Nesse mesmo leilão, a operadora CTBC também adquiriu a tecnologia para a sua área de concessão: Triângulo Mineiro e parte dos estados: Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A Sercomtel Celular utilizará a tecnologia 3G na frequência de 850 MHZ, nas cidades de Londrina e Tamarana.

Conforme reafirmou na primeira semana de março de 2008, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse que o leilão da subfaixa H da Terceira Geração deverá ocorrer até o final deste semestre, subfaixa esta reservada para um quinto player(outra operadora). Como naquele leilão, a Nextel surpreendeu a todos disputando com altos lances uma das bandas, a Anatel deve considerar a possibilidade desse quinto player já estar estabelecido e pronto para ingressar no mercado 3G.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics