PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/01/2009

Internet Explorer 8 foca em segurança e privacidade

Conheça o Internet Explorer 8 RC1




A Micr
osoft liberou para download o Internet Explorer 8 RC1. Esta atualização do browser promete toda sorte de novas funcionalidades que foram projetadas para tornar a navegação com o IE mais segura, mais fácil e mais compatível com os padrões da Internet.

Em nossa análise sobre o primeiro Release Candidate do novo browser, que já está disponível para download, pudemos perceber que, pelo menos na superfície, o IE 8 RC1 lembra muito o Internet Explorer 8. Mas a Microsoft introduziu um grande número de mudanças no cerne do navegador. É bem provável que você já tenha visto algumas delas no competidor direto do IE, o Firefox 3, da Mozilla.

> Faça o download do IE 8 RC1
> Vejas as telas do IE8 RC1

Navegação por abas
Se, acidentalmente, você fechar uma janela no IE8, pode-se optar por recuperá-la quando reabrir o programa (da mesma forma como se faz no Firefox). Além disso, o Internet Explorer 8 utiliza um sistema de cores nas abas para agrupar janelas relacionadas.

ie8_rc1_abas.jpg

IE 8: cores agrupam abas relacionadas

Se fosse abrir um link, por exemplo da PCWORLD, em uma nova aba, o browser irá colocá-la ao lado da janela original e a nova janela aberta terá uma aba da mesma cor que a janela já aberta. Mas é possível mover abas de um grupo para outro. No entanto, se você possui três abas abertas e não relacionadas, não será possível criar um grupo para agrupá-las.

Leia também:
> IE 8, Firefox 3 e Chrome se enfrentam na guerra dos browsers

Provavelmente, a inovação mais benvinda no IE 8 é o que a Microsoft denomina ‘isolamento da abas’. Tal funcionalidade foi projetada para evitar que um site com problemas possa afetar o funcionamento do navegador como um todo. Em caso de problemas, apenas a aba em que o site problemática está será fechada e todas as demais continuarão a funcionar.

Buscas
O IE 8 pode utilizar múltiplos motores de busca, além do próprio Windows Live Search, e você pode adicionar outros e combiná-los. O IE 8 também oferece sugestões de buscas enquanto você digita.

Por exemplo, ao digital ‘PC WORLD’ no campo de buscas, o browser oferece opções do Live Search tais como “pc world magazine” ou “pc world reviews”. Adicionalmente, o IE 8 permite trocar de motor de buscas simplesmente clicando no botão localizado ao lado do campo de buscas, que abre um menu drop-down.

ie8_rc1_bucas.jpg
IE8: um menu drop-down sugere opções de buscas mais detalhadas, baseadas nos termos fornecidos pelo usuário

Com o IE 8 é possível realizar buscas no Yahoo e no Ask.com, e o usuário pode ainda instalar complementos (add-ins) que acrescentam novas capacidades ao browser, permitindo que ele faça varreduras na Wikipédia, na Amazon, no New York Times, entre outros sites.

Segurança aprimorada
A Microsoft diz que o IE 8 é o browser mais seguro que ela já construiu. De fato, foram incorporadas uma série de funcionalidade de segurança, que vão da detecção de phishing à navegação privada, além de recursos para evitar clickjacking, uma nova e crescente modalidade de ameaça de roubo de dados.

O IE 8 RC1 inclui duas opções de segurança relacionadas à privacidade: InPrivate Browsing e InPrivate Filtering. Ambas já existiam nas versões prévias do IE 8, mas o IE 8 RC1 permite que elas sejam utilizadas separadamente, o que não acontecia antes.

Caso habilite a função InPrivate Browsing, o navegador não salvará qualquer informação privada, tais como nome de usuários e senhas e histórico de navegação. Ao término de uma sessão de Internet, é como se isso jamais tivesse acontecido. Seu modo de funcionamento é semelhante ao que existe no Safari, da Apple, com exceção de que o acesso a essa função é feito a partir de um ícone na barra d endereços.

Já o InPrivate Filtering – antes denominado InPrivate Blocking nas versões prévias do IE 8 – evita que sites que você visite coletem informações a respeito de outros sites que você visite. Tal funcionalidade está disponível desde o IE 8 Beta 2, mas você só podia usá-la combinada ao InPrivate Browsing. No RC1, é possível deixar tal função ligada o tempo todo.

O filtro de phishing do browser, chamado SmartScren – vem melhor do que os filtros anteriormente utilizados pela Microsoft, realizando uma varredura mais eficiente no endereço da página web (o que evita que se visite, por exemplo, algo como pcworld.iamascammer.com) e um página inteira o adverte quando se tenta acessar uma página suspeita de phishing.

Para isso, o SmartScreen se baseia em grande banco de dados de sites phishing conhecidos, apesar de que sites phishing desconhecidos ainda possam representar armadilhas para o internauta.

O IE 8 exibe os domínios dos sites em um texto de cor mais escura, como forma de auxiliar o usuário na identificação da legitimidade do site visitado. Apesar disso, achamos que a Microsoft poderia dar ainda mais ênfase ao nome do domínio (quem sabe utilizando uma coloração diferenciada). De qualquer forma, essa já é uma atitude benvinda.

Por último, o IE 8 RC1 introduz uma método desenhado para prevenir ataques de clickjacking. Este é um método utilizado por criminosos que inserem partes de códigos HTML no código real de páginas web com o intuito de roubar informações fornecidas pelos usuários que visitam tais páginas.

Ao visitar uma página usando o IE 8, o browser é capaz de identificar tal ação e emite um aviso para o usuário, advertindo-o do problema.

Compatibilidade web
Criar um site que seja idêntico tanto no Internet Explorer, no Firefox ou ainda no Safari é um desafio. O IE 8 Beta 2 oferece melhor suporte aos padrões W3 de web – um conjunto de orientações desenvolvidas para garantir que página na web sejam exibidas igualmente, independente do browser utilizado. O único problema é que o IE 8 poderá ter problemas na hora de exibir páginas desenvolvidas para versões anteriores do browser da Microsoft.

Para evitar esse problema, a Microsoft adicional um modo de compatibilidade. Basta clicar em um botão localizado na barra de ferramentas e o navegador irá exibir a página da mesma forma que o IE 7.

Nos testes, isso funcionou adequadamente e os erros apresentados foram apenas pontuais e, digamos, cosméticos. Infelizmente, o botão que dá acesso a tal facilidade não é tão facilmente identificado pelos usuários comuns; além das pequenas dimensões, ele carece de um rótulo explicativo.

É provável que tais características não sejam suficientes para convencer uma leva de usuários do Firefox a abandonar o browser da Mozilla e migrar para o Internet Explorer 8 RC1. Esta pode ser uma opção para quem não usa seu navegador padrão com frequência ou não dá a mínima importância para fidelidade de software.

Internet Explorer 8 RC 1
Fabricante: Microsoft
Para que serve: Primeiro Release Candidate da nova geração do browser da Microsoft, o Internet Explorer
Pontos fortes:

Segurança reforçada
Navegação por abas

Pontos fracos:

Não é compatível ainda com o Windows 7 Beta

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics