PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

26/01/2009

Nossos problemas existenciais - como lidar com eles!

Nossos problemas existenciais, como lidar com eles?

Constitui “problema existencial” tudo que ocorre em nossa vida e que nos parece difícil de aceitar, de entender, de explicar ou de resolver e que nos preocupa e pode nos causar sofrimento.

Devido à situação em que nos encontramos neste Mundo -de expiação e de provas- todos nós experimentamos, vez ou outra, problemas físicos, mentais, emocionais e sociais. Estamos em processo de aprendizagem, de depuração e aprimoramento.

Os nossos problemas variam, também, de acordo com a intensidade do efeito que podem causar em nós e em nossa vida, podendo ser: passageiro, constante, muito intenso, pouco intenso.

A amenização ou o agravamento desse efeito depende: 1º da maneira como encaramos os nossos problemas; 2º dos recursos de que dispomos para lidar com eles.

A compreensão clara e bem definida do problema e dos seus efeitos facilita a maneira de lidar com o mesmo. Identificar a causa ou causas do problema também é muito importante, pois é sobre ela ou elas que vamos atuar.

É comum a “camuflagem” e o “exagero” com que tratamos os nossos problemas, dando sequência a um pessimismo desenfreado. Por outro lado, o descuido e a acomodação podem ser bastante prejudiciais.

Diante de um problema experimentamos, geralmente, uma ansiedade para resolvê-lo da melhor e mais rápida maneira possível. Buscamos uma explicação, uma cura ou, ao menos, uma consolação.

Quando não se é bem sucedido de imediato e prontamente, é comum advir um estado de depressão que requer tratamento adequado.

A calma, a ponderação, o equilíbrio, a confiança nos recursos disponíveis: domésticos, científicos, medicinais, profissionais, religiosos... são fatores importantes para as primeiras providências; a melhoria da qualidade de vida, em termos de progresso intelectual, moral e espiritual é fator decisivo para a minimização dos nossos problemas existenciais.

A “Árvore dos Problemas” (desconheço o autor)

“Esta é a história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar arrumar algumas coisas na fazenda.

O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.

O pneu do seu carro furou...

A serra elétrica quebrou.

Cortou o dedo.

E, ao final do dia, o carro não funcionou.

O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa.

Durante o caminho o carpinteiro não falou nada.

Quando chegaram à casa o carpinteiro convidou o homem para conhecer a sua família.

Quando os dois estavam se encaminhando para a porta da frente o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.

Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se.

Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.

Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro.

Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:

-Por que você tocou na planta antes de entrar em casa?

-Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas. Eu sei que não posso evitar de ter problemas no meu trabalho, mas esses problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã quando eu volto para pegar meus problemas eles não são nem a metade do que eu me lembro ter deixado na noite anterior.”

(Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 25 de janeiro de 2009)

Fonte: ESCOLA DA VIDA

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics