PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/05/2009

Como falar em público - dicas

Como falar em público

 

Ramon Barros

Ramon Barros
Consultor de Imagem e Palestrante Motivacional com formação em Marketing. Atua no Senai, Senac, Faculdade da Serra, Faculdade de Tecnologia de Cachoeiro de Itapemirim e Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É autor do áudio livro "Venda Mais com Sucesso".

+ textos de Ramon Barros

 

Diversas pesquisas mostram que o medo de falar em público é maior do que a morte, para as pessoas entrevistadas. Hoje em dia falar bem é um dos requisitos mais observados pelos gestores. Falar em público pode ser a sobrevivência de alguns profissionais em suas organizações. Por isso, estudar esta arte pode ser um diferencial na carreira e na vida pessoal de cada pessoa.

 

Todo ser humano tem condições de aprender a controlar o sistema nervoso e de se apresentar para um público pequeno, em uma reunião, por exemplo, e para uma grande platéia. Controlar o sistema nervoso é bem mais fácil do que se pensa e inúmeros exercícios nos ajudam a vencer as limitações.

 

Problemas de dicção podem ser resolvidos com profissionais como fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, que cuidam de diversos problemas que podem dificultar a fala. Eles trabalham, às vezes, em conjunto com dentistas, psicólogos, endocrinologistas, professores de canto e de oratória. Tudo para garantir que o profissional possa adquirir auto-estima e encarar o público sem medo ou inibição.

 

Lembro-me das minhas primeiras apresentações: o medo, o nervosismo, a secura na boca, as mãos trêmulas, a respiração acelerada. Excelentes o meu professor de teatro, fonoaudiólogo e outros profissionais que me ajudaram a vencer o medo e a inibição. Quando controlamos o sistema nervoso, e utilizamos a tensão em nosso favor, tudo muda radicalmente. Temos uma força e uma inspiração que é impossível de traduzir em palavras. Uma experiência pessoal de cada um, mas que aos poucos vai tornando-se um hábito e a cada nova experiência vamos ficando melhores, mais audaciosos, confiantes e começamos a despertar o interesse das pessoas que observam o um bom orador.

 

Além de se preparar, com cursos, treinamentos e todas as formas de trabalhar esta habilidade, vamos conhecer algumas dicas que se tornam importantíssimas para o profissional que precisa de falar bem em público:

 

Primeiro, lembre-se de que passar a impressão certa não basta: para ser efetiva, a impressão transmitida precisa corresponder à realidade. Mas todos nós já vimos apresentadores e palestrantes que dominam seu assunto, mas não transmitem uma boa imagem sobre si próprios, o que acaba impedindo que eles comuniquem adequadamente a sua mensagem.

Para soar inteligente: diminua um pouco o ritmo da sua fala, para se permitir selecionar as melhores opções de vocabulário ao mesmo tempo em que passa a imagem de reflexão.

 

Para demonstrar polidez: nunca responda perguntas com apenas "sim" ou "não". Forme frases completas: "Sim, eu o conheci em uma visita anterior", "Não, os dinossauros não coexistiram com o homo sapiens".

 

Para soar mais articulado: faça um esforço para pronunciar todos os fonemas de cada palavra, com atenção especial ao final de todas elas. Evitar usar mal palavras como "coisa" e "tipo...". Falar "hum", "éééé...", "bem" ou "né?", onde deveria haver apenas pausas. Evite gírias e palavras da moda. Entenda as demandas de sua audiência, e as satisfaça.

 

Domine o assunto sobre o qual irá falar - muitas pessoas se esquecem deste detalhe. Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço.

 

Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo "Ééééééé..." de 15 segundos, seguido do insuportável - "Veja bem". Comentar a pergunta em si, no estilo "Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês" - é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Pratique para ser natural.

 

Fonte: RH

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics