PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

16/06/2009

Como configurar uma rede wireless em casa?

Como configurar uma rede wireless em casa? O que é necessário? O que precisa saber?

- Por Nelson Favas em Janeiro 9, 2009 visitado por 13.412 leitores

 

 

Este, artigo tem como objetivo auxiliar qualquer utilizador a montar uma rede caseira sem fios. Salienta-se que poderão escapar alguns termos técnicos, no entanto e para os utilizadores menos experientes, penso que tenha tudo o que necessita.

 

Uma rede caseira sem fios, dá-nos a liberdade de viajar pela Internet a partir de qualquer ponto da sua casa, com os mais diversos equipamentos, que possuam o acesso a esta tecnologia, sem ter de se preocupar com fios.

 

Antes de se iniciar a configuração da rede doméstica sem fios com acesso à Internet, penso que existem alguns termos técnicos que o utilizador deve estar familiarizado, pelo que vou iniciar este tutorial com um “pequeno glossário”, com explicações simples, sobre alguns termos:

 

Glossário:

 

Rede de computadores - consiste em 2 ou mais computadores ou dispositivos informáticos (impressoras, faxes, etc…) ligados entre si, preparados para partilhar funções;

 

Modem - Periférico informático utilizado para transformar o sinal digital em analógico, é por si dizer o aparelho eletrônico que o liga à Internet, por ser capaz de descodificar o sinal da rede fornecida pelo fornecedor de internet (Cabovisão, TVCABO, etc…) em um sinal perceptível para o seu computador. É também o responsável por o identificar na rede de Internet.

 

Router - Periférico informático que permite a ligação de diversos computadores em simultâneo a uma rede, faz a distribuição/endereçamento de informação/pacotes nessa mesma rede dirigindo-os para os computadores que a solicitaram.
Os routers wireless oferecem por norma 4 ligações a rede com fios e um ponto de acesso wireless.

 

LAN - Local Area Network, “rede de área local” - Nome que se dá a um conjunto de computadores ou dispositivos informáticos ligados entre si, preparados para partilhar dados e/ou recursos numa determinada área.

 

WLAN - Wireless Local Area Network, “rede de área local sem fios” - Nome que se dá a um conjunto de computadores ou dispositivos informáticos ligados entre si por frequências de ondas radio (sem fios), preparados para partilhar dados e/ou recursos.

 

SSID - Sistem Set Identifier - Sistema de identificação de rede. É o nome que a tua rede sem fios vai ter, visível para os outros. Normalmente atribuída pelo administrador de rede.

 

DNS - Domain Name System, “Sistema de Nomes de Domínios” - É o sistema que permite dar nome aos endereços IP. É ele que diz à rede informática o que é que o utilizador quer obter como resposta, quando no endereço do explorador de Internet escreve por exemplo “www.google.pt, www.nfavas.com ou www.wikipedia.pt”. O DNS transforma o nome em um endereço IP (ex: transforma o “www.google.com” em “216.239.59.99″), permitindo assim que, ao computador seja dada a informação pretendida pelo utilizador.

 

endereço IP - É o endereço informático para o protocolo de Internet atribuído a um computador ligado a uma rede. Cada computador ligado a uma rede tem de ser identificado então é-lhe atribuído um endereço para que possa ser reconhecido na rede perante outros computadores e\ou outros periféricos.

 

WEP - Wired Equivalent Privacy - protocolo utilizado na tentativa de dar alguma protecção no acesso a uma ligação de uma rede sem fios. Pouco fiável e facilmente quebrável.

 

WPA - Wi-Fi Protected Access - Evolução do WEP, melhoramento da encriptação das chaves de acesso a uma rede sem fios e transmissão de pacotes no seu seio, dando-lhe maior fiabilidade e protecção.

 

DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol - é o protocolo/serviço que permite, entre outras coisas, atribuir um endereço IP dinâmico a máquinas que se liguem a uma rede.

 

Firewall - é o dispositivo, numa rede, responsável pelo controlo de acessos e regulamentação das politicas de segurança que se pretendem para a rede.

 

MAC Adress - É um endereço físico da placa de rede do computador , para o identificar numa rede. É um endereço único por computador/placa de rede e é sempre fornecido pelo computador à rede.

 

Cabo de rede - Ou cabo de par trançado é o tipo de cabo geralmente usado nas ligações de redes informáticas ponto a ponto. O tipo de cabo usado pode influenciar as suas comunicações, normalmente é usado um cabo de par trançado de categoria 5 cujo os conectores de 8 pinos devem obedecer à seguinte ordem de fixação dos cabos condutores: Laranja e Branco > Laranja > Verde e Branco > Azul > Azul e Branco > Verde > Castanho e Branco > Castanho. A medida não deverá exceder os 100 metros, mas para este tutorial, somente precisa no máximo de 1 metro de cabo (dependendo da distancia a que pretende afixar o Modem do Router), pois a finalidade é acabar com os cabos.

 

Notas iniciais:

 

Na aquisição do router, o utilizador deve ter alguns cuidados, nomeadamente se é o indicado para o tipo de ligação internet que tem em casa (Cabo e/ou ADSL).

 

Deve também procurar routers que lhe ofereçam no mínimo a tecnologia 802.11g a 54Mbps.

 

Deve também ter em conta que dispõe do seguinte:

  • Filtragem por MAC Adress;
  • Wi-fi Protected Access (WPA);
  • Firewall incorporada;
  • DHCP Server;
  • Configuração em formato web.

Material necessário:

 
1 ligação à Internet por cabo/DSL
1 Modem
1 Router Wireless
2 Cabos de rede
1 computador com placa de rede e com tecnologia wireless.

 

1- Partindo do principio que a ligação à Internet está funcionando normalmente, proceda da seguinte forma:

 

a) Vá ao menu iniciar e abra uma janela de linha de comandos do DOS;

 
outra forma é pressionando a tecla windows + tecla R e na caixa de diálogo escrever “cmd”

 

na linha de comandos digite: “ipconfig”

 

Procure o endereço IP do DNS do seu servidor de Internet e tome nota, pois poderá precisar dele mais tarde. Se não encontrar, estes servem: 208.67.220.220 e 208.67.222.222, são do OpenDNS.

 

Este passo é meramente por precaução poderá nem sequer vir a ter este tipo de problema.

 

2- Vamos então começar a montar a rede:

a) Desligue o cabo de rede que tem ligado ao computador do Modem.

 

b) Com outro cabo de rede ligue o Modem ao Router no conector WAN(para saber onde ligar corretamente o Modem ao Router deverá ver no manual do Router, as ligações podem mudar de sitio e nomes de fabricante para fabricante).

 

c) Use o cabo de rede já ligado ao computador para o ligar a uma saída LAN do seu Router.

 

d) Certifique-se que todos os dispositivos, Router, Modem e Computador se encontram corretamente ligados entre si (pela sequência Modem > Router > Computador ) e que todos se encontram alimentados com energia elétrica (ou com bateria no caso de se tratar de um portátil).

 

3- Neste momento o seu computador, já deverá ter uma rede ligada e deverá estar identificado perante essa rede. A melhor forma de o confirmar é repetindo o primeiro passo deste tutorial (Linha de Comandos > ipconfig) e verificar que o seu computador já tem um endereço ip para a rede, normalmente do tipo 192.168.x1.x2 (em que x1 e x2 são números que podem variar, pelo menos, entre 2 e 254). Se identificou o IP é porque estamos no bom caminho e podemos continuar, caso contrario deverá confirmar o passo 2.

 

4- Vamos então configurar a rede caseira. Para isso vamos ter em atenção o seguinte:

 

a) O IP que encontrou no passo anterior, o 192.168.x1.x2, identifica o computador perante a LAN, pelo que o Router será o 1º dispositivo da rede x1, ou seja, o endereço IP do seu Router será o 192.168.x1.1 (Basta substituir o x1 pelo numero que aparece na mesma posição no seu IP e x2 por 1).

 

Isto é importante pois a maior parte dos Routers permitem a sua configuração por HTTP(web-based).

 

Nota, que neste momento o mais provável é não conseguír aceder à Internet, pelo que estes endereços de IP são invisíveis para a web, caso já consiga somente terá de efetuar as configurações de segurança da sua rede.

 

b) No seu web-browser preferido digita então http:\\192.168.x1.1 e aceda. Deverá aparecer a pagina de login para os menus de configuração do seu router. Agora, somente terá de procurar nos manuais do router a chave de acesso, que normalmente por defeito é admin, mas confirme primeiro antes de bloquear o acesso.

 

5) Admitindo que entrou na “web based plataform” de configuração do Router vamos iniciar por configurar a sua rede:

 

a) procurar as configurações da LAN e cativar o DHCP. Assim que o ativares, deverá definir um intervalo de IP’s a atribuir aos computadores a ligar à sua rede.

 

O DHCP Adress pool pode ser definido entre os IP’s 192.168.x1.2 e 192.168.x1.254, assim poderá ligar até 253 computadores e/ou periféricos à sua rede em simultâneo, no entanto aconselho por segurança a limitar o número de acessos.

 

Nota: O intervalo a definir deve ser o mais curto possível, no entanto deve ter em conta o numero de computadores/periféricos que pretende ligar a esta rede. Para uma rede caseira um intervalo de 10 endereços de IP já me parece bastante bem, pelo que aconselho a definir o seguinte intervalo:192.168.x1.100 a 192.168.x1.110, tendo em conta que este numero de atribuição de IP’s pode ser alargado ou reduzido, conforme a necessidade.

 

 

b) Procurar e cativar o Wireless. Aqui vai poder definir o SSID (ex: Nome_Wlan) da sua rede sem fios, a estrutura suportada (802.11b/g) e o canal do wi-fi. Deve somente alterar o SSID, de forma a que a sua rede tenha um nome de fácil identificação para si.

 

c) Procurar e cativar o DNS. Para cativar o DNS, basta dizer ao router quais os IP’s dos servidores DNS aos quais o router se deve dirigir para importar a resposta que pretende. Para isso no DNS Primário e Secundário, coloca os IP’s dos DNS servers que encontrou logo no primeiro passo deste tutorial (caso não o encontre sempre pode usar 208.67.222.222 e 208.67.220.220, respectivamente).

 

Neste momento e se tudo correu bem, a sua rede sem fios já é visível na web e já consegue aceder às paginas web, contudo ainda não acabou, vamos tratar da segurança desta sua rede.

 

6 - Para tratar dos aspectos de segurança deve, preparar os dispositivos e liga-los à rede (sejam eles computadores portáteis ou não, consola de jogos, e tudo o que vá querer ligar à Internet por wireless). Neste momento o acesso à tua Internet está disponível para todos os utilizadores que se encontrem no raio de ação do wireless. Tendo em conta que todos os dispositivos já tão ligados à sua rede, no configurador do router procura o seguinte:

 

a) Firewall - Procurar e cativar. Aqui vai ter de encontrar as definições de filtro Mac. Nesta opção vai encontrar todos os periféricos ligados à sua rede com o respectivo MAC Adress. Basta adicionar cada um dos periféricos (não excedendo os 10 devido ás propriedades do DHCP) identificados como sendo seus e cativar o filtro MAC. Assim, o router somente vai reconhecer os periféricos aqui adicionados e não vai conceder permissão de entrada a nenhum dispositivo que não esteja nesta lista de acesso. No caso de não encontrar esta modalidade no seu router, siga em frente.

 

Nas configurações do Firewall existem outras definições que poderá alterar, para proteger internamente a sua rede, como por exemplo colocar filtros de acesso a determinados conteúdos, bloquear um determinado site a um determinado IP, etc.. etc… Para melhor compreenderes o poder o firewall do teu router, aconselho que leias o manual do hardware. No entanto, para que a rede fique minimamente segura, este é o passo mais importante nesta etapa.

 

 

Uma outra forma de ver o MAC Adress da sua máquina é, através da linha de comandos digitar “ipconfig /all”, poderá encontrar o seu Endereço físico, que é o mesmo de MAC Adress e aparece com o seguinte aspecto: “##-##-##-##-##-##” onde cada # corresponde a uma letra ou numero.

 

b) Wireless - Na segurança da Wireless aconselho que use a encriptação WPA/WPA2. Poderá aqui aplicar uma password, que será igualmente encriptada. Para aceder ao seu ponto de rede, assim que cativar esta função, convém que não se esqueça da password.

 
Aqui poderá também criar filtros de MAC Adress, para que, para além da firewall, o acesso seja limitado a computadores que se encontram identificados na sua rede.

 

d) BroadCast - Procure no configurador e desligue esta função.

 

e) Por fim, mas não menos importante, alterar a password de administrador do configurador do Router.

 

A partir deste momento, poderás tirar o cabo de rede e tentar ligar-se à rede sem fios. Garantidamente lhe vai ser solicitada a chave de acesso que definiu no passo 6- b). Após se autenticar perante a rede está livre de utilizar a internet normalmente. As alterações ao router podem também ser feitas a partir do computador sem fios, no entanto facilita as operações se ligar o cabo, mais que não seja só para segurança.

 

Recorde-se que poderá alterar o numero de dispositivos a entrar na sua rede, basta alterar o numero de IP’s a atribuir pelo DHCP (passo 5 - a) e adiciona-los nos seus filtros de MAC Adress (Passos 6 - a e b).

 

A sua rede está agora minimamente segura e pronta a ser utilizada. Não esquecer que não existe nenhum computador ligado a uma rede que seja completamente seguro.

 

Resta-me ainda facultar-lhe algumas páginas que lhe poderão ser úteis e nas quais me baseei para escrever este artigo:

Caso tenha dúvidas, contate-nos deixando um comentário ou usando o formulário de contato do site.

 

Se é a primeira vez que visita o NFavas.com, aproveite para subscrever o nosso RSS Feed ou receba as noticias por eMail. Participe no site comentando, também é importante para nós que deixe a sua opinião.

Fonte: NFavas

2 comentários:

ComputerDicas disse...

Muito bom! Acho bem simples de configurar! até já implementei em minha casa com um roteador D-Link.

Parabéns pelo post.

Unknown disse...

muito completo seu artigo parabéns. Apesar que agora os roteadores estão quase que se instalando sozinhos kkkk.

meu site
configuração D-link

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics