PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

08/06/2009

O Progresso e a Civilização

O PROGRESSO E A CIVILIZAÇÃO

 

 

Do estado natural primitivo à civilização, a Humanidade segue a marcha incontida do progresso.

 

O progresso é uma lei natural que impulsiona o homem em busca de realizações, cada vez mais auspiciosas, tanto quanto ao próprio desenvolvimento e aprimoramento de suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e sociais como, consequentemente, quanto à civilização.

 

Entende-se, assim, que somos todos corresponsáveis, conscientes ou não, pelo avanço crescente da civilização no meio social em que vivemos.

 

A civilização, no entanto, é um progresso incompleto, pois assim como o homem não passa subitamente da infância à maturidade, também, não dá saltos na sua evolução.

 

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira; é então que os mais adiantados devem ajudar os outros a progredir, pelo contato social.

 

O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, o que explica certas injustiças sociais que afetam o relacionamento humano nas civilizações.

 

No estado primitivo a vida do homem é mais simples e ele não tem tantas necessidades como na civilização, por isso não sofre todas as tribulações que cria para si mesmo.

 

No entanto o progresso, tendo por consequência a civilização, pode proporcionar aos homens maiores oportunidades de realizações e melhores recursos para o trabalho, para a preservação da saúde e para as satisfações pessoais.

 

Sendo que a ideia de progresso vem sempre relacionada com a de prosperidade, e como somos os fatores operacionais do progresso em nossa área de trabalho e de convívio social, devemos propugnar pelo nosso próprio aprimoramento intelectual e moral e, bem assim, pelo aprimoramento da Sociedade.

 

(Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 6/10/09)

 

Fonte: Blog Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics