PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

01/10/2009

Você sabe o que é Outsourcing?

 image

 

Outsourcing e Terceirização tem diferença?

Sempre que leio artigos sobre informática e tecnologia, encontro no texto aquela palavrinha em inglês: “outsourcing”. Mas o que isto significa?

Vejamos no Wikipédia:

Outsourcing (em inglês, "Out" significa "fora" e "source" ou "sourcing" significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter mão-de-obra de fora da empresa, ou seja, mão-de-obra terceirizada. Está fortemente ligado a idéia de sub-contratação de serviços.

Em outras palavras, "Outsourcing" é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.

e segundo o INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial

Outsourcing: Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de produzi-los internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa."

Mas no mundo corporativo em plena evolução administrativa, atualmente se diferencia o termo outsourcing de terceirização, conforme as definições abaixo:

Outsourcing

O outsourcing (out= fora e source = fonte) é o uso estratégico de recursos externos para as atividades que são foco principal da empresa. É praticamente designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda equipamentos, know-how, tecnologia  e mão-de-obra especializada.

Terceirização

A terceirização trata de serviços ligados ao trabalho mais braçal, como portaria e segurança, que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos.

“De modo geral, no Brasil, o nome outsourcing está sempre relacionado com tecnologia de informação (TI). Mas com a dinâmica da economia, a alta competitividade e a necessidade de especialização impulsionando o uso desse artifício, as áreas contábil e fiscal também vêm se destacando e entrando de vez no mercado de outsourcing, sendo que este recurso otimiza os custos”. (segundo o site administradores.com.br)

Então, quando encontramos o termo outsourcing em um texto de informática ou tecnologia, devemos apenas substituí-lo por: “prestação de serviços em tecnologia através de uma empresa especializada externa…”

Literatura: Wikipédia, administradores.com.br, logics.com.br

até mais…

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics