PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

01/11/2009

O que significa FTP e para que serve?

image

FTP - File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos)

Para quem trabalha com criação de sites e blogs já está bem familiarizado como o termo FTP, porém para os iniciantes, este termo parece um bicho de sete cabeças, mais será? Então, o que significa FTP?

FTP - File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), nada mais é do que um sistema de transferência de arquivos cliente / servidor.

Isto quer dizer, que utilizando este protocolo ("protocolo" = conjunto de regras ou normas que governam as interações entre computadores) você poderá enviar e receber arquivos do seu computador (cliente) para o host (servidor) onde fica hospedado o seu site ou blog.

O FTP é a forma mais rápida e mais fácil de transferir arquivos, e hoje a mais utilizada na internet.

Para que você utilize o FTP através de programas como o Dreamweaver, Filezilla, SmartFTP, CoreFTP entre outros, é necessário você conhecer o Host (caminho para localizar o servidor), login (nome do usuário) e a senha. Estas informações são enviadas pelo administrador do servidor onde você hospeda o seu site…

Se você utiliza o Blogger, você utiliza o FTP automaticamente para a transferência de posts e imagens. É que o Blogger usa o método FTP para transferir os arquivos do seu blog para os seus servidores remotos. Se você estiver utilizando a hospedagem gratuita no BlogSpot, você não precisará se preocupar com isso agora, pois a publicação é feita automaticamente.

Mas se você deseja se aprofundar mais, acrescentar scripts no seu blog, ou criar blogs e sites mais complexos, é muito bom você começar a conhecer estes sistemas de transferência…

Veja também: FTP direto no seu navegador (extensão do Firefox)

até mais… ( byALF )




1 comentários:

Paulada47 disse...

E muito bom saber que há pessoas dedicadas a esclarecer certos assuntos e compartilhar conhecimentos. Ótimo assunto.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics