PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

08/03/2010

Óculos-mouse, uma realidade brasileira

made_-_logo

Inclusão digital para todos – (óculos-mouse)

O Brasil sai na frente na tecnologia para inclusão de deficientes físicos no mundo digital, graças aos alunos Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), que desenvolveram um dispositivo eletrônico denominado óculos-mouse, capaz executar todos os comandos de um mouse com o simples movimento da cabeça e o piscar dos olhos.

oculosmouse Foto: Dephot e CCS IFSul (reitoria)

Segundo o Professor de Eletroeletrônica do campus Charqueadas e um dos orientadores do projeto, Márcio Bender, comenta que o projeto tem muitas chances de comercialização, “Essa é a expectativa. O equipamento é eficiente, de baixo custo e atende às necessidades e limitações do usuário”, afirma.

O projeto foi apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico, realizado em Brasília, nos dias 23 e 27 de novembro de 2009, e já é um sucesso…

Conforme explicado no Portal da Educação (MEC), é possível acionar o clique do mouse apenas com um piscar de olhos, através de um sistema eletrônico interligado, que utiliza um emissor de luz infravermelha e um receptor fixados em um par de óculos.

Para a movimentação do cursor, foi desenvolvido um sistema de sensores, colocados em locais específicos nos óculos. Eles captam a inclinação da cabeça, tanto para a direita como para a esquerda, e transmitem o sinal ao mouse.

Mais uma vez, o Brasil mostra o seu talento… boa vontade política, investimento certo (sem desvios/corrupção) e educação, é o suficiente para que nossos meninos se despontem em relação ao Mundo! Acorda Brasil…

Parabéns aos alunos: Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho

ife Foto: Dephot e CCS IFSul (reitoria)

Veja o artigo completo em: Portal MEC

até mais… [ byALF ]




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics