PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

07/03/2010

Quanto custa ser solidário?

solidariedade

Em que consiste a solidariedade? Quanto custa ser solidário?

A solidariedade é um sentimento natural que leva os homens a se auxiliarem mutuamente.

Consiste, portanto, em um ato de atenção e generosidade para com aquele ou aqueles que estão precisando de algum auxílio: seja financeiro, material, intelectual, ou sentimental; de um apoio, de um encorajamento, de um consolo, de uma motivação.

Devido às diferenças individuais e à diversificação de necessidades, de recursos e de possibilidades, esse sentimento é despertado em nós e cresce diante de reveses pessoais ou coletivos.

Queiramos ou não, existe um vínculo natural de dependência entre todos os seres da Natureza. Reconhecer essa dependência e ser solidário é um dever social que enriquece a nossa personalidade.

A bem da verdade não podemos dizer que nada custa ser solidário. Um ato de solidariedade pode custar algum dinheiro, alguns bens materiais, algum tempo dispensado, algum esforço despendido... Porém, o custo do arrependimento e do remorso, pela omissão, pode ser bem maior.

Na maioria das vezes, o auxílio solidário não requer recursos financeiros e materiais, mas principalmente, atenção cordial, gestos, palavras e atitudes de conforto e de esperança.

A solidariedade, embora sendo um atributo natural do homem, precisa ser estimulada e educada para que se manifeste oportuna e espontaneamente diante das circunstâncias cotidianas da vida e, principalmente, em casos especiais de crise, coletivos ou individuais.

Para ser solidário é preciso despojar-se de imperfeições e vícios tais como: o egoísmo, o orgulho, a indiferença, o preconceito, o comodismo e o medo.

A solidariedade pode e deve ser exercitada: na família, o que ocorre quase que imperceptivelmente; na escola onde ela pode e deve ser esclarecida, incentivada e exemplificada; nos ambientes de trabalho onde ela pode e deve ser propalada e enaltecida; nos meios sociais e comunitários onde ela pode e deve ser organizada e institucionalizada; nas instituições religiosas onde ela encontra o respaldo da fé, do amor e da caridade.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 07/03/10

Fonte: Escola da Vida




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics