DIVERGÊNCIAS E CONSTRANGIMENTOS
Dentre os inúmeros problemas da vida, não raras vezes, contamos com as rivalidades e os constrangimentos. De que se trata?
A rivalidade ou emulação é uma concorrência entre pessoas físicas ou corporativas que pretendem a mesma coisa, quer se trate de interesses pessoais, econômicos, profissionais, políticos, sociais ou religiosos.
As rivalidades manifestam-se através de oposições, de conflitos, de ciúmes, de disputas e competições.
Por seu lado positivo a competitividade estimula a concentração de esforços, a dedicação, a superação de dificuldades, o crescimento e o progresso.
Pelo lado negativo pode gerar preocupações e crises desgastantes, desentendimentos, incompatibilidades, e constrangimentos.
O constrangimento é uma situação ou estado que resulta de uma violência ou coação refletindo insatisfação, desagrado, embaraço ou acanhamento e timidez.
Para exemplificar, poderíamos dizer:
- Estamos constrangidos diante da rivalidade existente entre nossos pares;
- Fico constrangido ao fazer um pronunciamento frente a pessoas desconhecidas;
- O povo é constrangido a pagar altas taxas de impostos;
Diante de uma rivalidade ou de um constrangimento nós podemos proceder, de uma ou de outra maneira, dependendo da capacidade e compreensão, de cada um de nós: buscando entendimentos com calma e boa vontade; refazendo alguns pontos discordantes; aceitando algumas sugestões e ideias, e propondo outras; evitando a todo custo os atritos e desgastes; desistindo de nossos propósitos ou insistindo em fazer com que eles permaneçam, ou prevaleçam.
O que devemos evitar é que as rivalidades e os constrangimentos afetem o equilíbrio da nossa saúde física, mental e emocional e, bem assim, a nossa estabilidade profissional, econômica e social.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 19/09/2010
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II
0 comentários:
Postar um comentário