PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/10/2010

Escolha a melhor tipografia para o seu site

  09123105_obviousmag_org_tipografia

Porque a tipografia é importante?

Um Web designer além de se atentar para o layout da página, o sistema de navegação e todas as suas ilustrações, precisa também prestar muita atenção na tipografia do site que está desenvolvendo.

Mas o que é tipografia?

Arte que compreende as várias operações conducentes à apresentação de textos, desde a criação dos caracteres à sua composição e impressão, de modo que resulte num produto visual ao mesmo tempo adequado, legível e agradável aos nossos olhos.

Veja o que diz o blog design.blog.br:

“No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

O conhecimento da tipografia é essencial aos designers. O conhecimento adequado do uso da tipografia é essencial aos designers que trabalham com diagramação, ou seja, na relação de texto e imagem. Logo a tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.”

Portanto, um site adequado além de ter um layout maravilhoso, precisa ter também toda a sua parte tipográfica em harmonia. Fontes adequadas, tamanhos adequados, cores, tons e formatação do texto em harmonia com o layout  da página e o conteúdo a ser abordado.

A tipografia  adequada deverá manter o texto legível, agradável e convidativo, com títulos que chamem a atenção do leitor, porém sem agredir o contexto da página onde ele será inserido…

Para facilitar este trabalho, apresentaremos o site Font Tester que permite você comparar e escolher a melhor configuração tipográfica para o seu site. O mais legal no site é que você poderá copiar o código completo CSS e HTML após definida a tipografia ideal.

Lembre-se, Tipografia é uma arte que necessita da sensibilidade, criatividade e principalmente de conhecimento técnico. Portanto é recomendável ao Web Designer que se aprofunde mais neste tema.

Compare e escolha a melhor tipografia

Buddy

 

Acesse o site: Font Tester

 

 

image

1) Escolha o n. de colunas para comparar em [View].

image

2) Em [Edit] selecione a coluna que deseja alterar as configurações.

3) Defina as propriedades do estilo do texto.

image

Selecione a propriedade desejada e altere os respectivos valores de estilo de texto CSS.

Observe que a coluna selecionada para a edição muda automaticamente quando é alterada uma propriedade do estilo de texto.

Obs.: Para quem não sabe o que é CSS, leia o artigo: O que é CSS?

4) Se desejar comparação, repita as alterações nas outras colunas…

image

Se desejar, altere o texto para uma visualização mais real… Para isto, clique no link [Edit Text]. Selecione as colunas que desejar alterar, mude o texto e clique no botão [OK].

image

Veja o exemplo abaixo:

image

5) Para obter o código, clique no link [Get CSS Code].

image

Defina os parâmetros e a coluna desejada. Copie o código CSS e HTML e leve-os até ao seu site…

O site trás também um mapa de caracteres com dezenas de fontes disponíveis, onde o usuário poderá obter o código HTML, clicando em [Get HTML Code].

image

Opinião

O Font Tester é um aplicativo muito útil para todos que trabalham com sites ou blogs. Para os iniciantes nesta área ele é ideal, pois ajuda aos novatos conhecerem melhor os comandos do CSS para estilo de texto.

Pode-se testar modelos e cores, verificando instantaneamente os resultados que ocorrerão nos seus projetos de desenvolvimento.

O aplicativo é bem simples e funcional. Os códigos gerados facilitam muito o trabalho dos programadores de Web, dos iniciantes até os mais experientes.

O site possui um suporte de altíssima qualidade, explicando ao usuário todas as propriedades da linguagem CSS, além de um tutorial completo do site. Para acessá-lo, clique no botão [Help] do menu.

image

Com certeza, depois de utilizar o Font Tester os seus sites terão uma tipografia muito melhor…

Recomendamos a leitura dos artigos:

 O que é tipografia? do blog design.blog.br
 Critérios práticos para o design editorial
 Tipografia - blog www.sobresites.com
 5 passos simples para melhorar a tipografia




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics