PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

12/10/2010

Ofensas e Melindres

 

ofensa

Ofensas e Melindres

Dentre as inúmeras adversidades que constituem experiências de vida: problemas, dificuldades, preocupações, envolvimentos, etc. as ofensas e os melindres merecem destaque.

Uma ofensa consiste em certa palavra ou ação, que fere alguém na sua dignidade. Pode tratar-se de uma calúnia, de uma injúria, de uma difamação, de um ultraje, de um agravo, de uma transgressão, de uma violação de regras...

A ofensa é sentida pelo ofendido como uma falta de consideração, um desacato, um menosprezo: à pessoa, às sua ideias, aos seus princípios, aos seus sentimentos.

O melindre consiste em uma reação neurótica às ofensas e resulta de uma suscetibilidade da parte da pessoa que se sente ofendida mesmo que supostamente.

Tanto a ofensa como o melindre pode dificultar, prejudicar e até impedir os nossos relacionamentos interpessoais e interinstitucionais com prejuízos materiais, de sociabilidade e, até mesmo, emocionais.

A questão “ofensas e melindres”, por tratar de um fator negativo da qualidade de vida, deve ser considerada por todos os que se propõem à tarefa educativa.

Quanto às ofensas recomenda-se, aos desavisados: moderação e gentileza nas palavras, nos gestos e nas atitudes para com os seus pares, e pedido de desculpas quando necessário; ter sempre em conta que, a boa intenção em corrigir erros, negar pedidos descabidos e, opor-se a atos desaconselháveis, não justifica a agressividade que, às vezes, nem é percebida pelo “ofensor”.

Quanto aos melindres recomenda-se, aos suscetíveis: ponderação, calma, compreensão, entendimentos, perdão e esquecimento.

A ideia do perdão não se configura unicamente como prescrição religiosa mas também, e principalmente nesse caso, como recurso para a harmonização de pensamentos, de ressentimentos, e de relacionamentos.

Luiz Gonzaga S.Ferreira - Araraquara, 10/10/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics