A Desmistificação
A desmistificação consiste no ato de desfazer: um mito, uma mistificação, uma ilusão, um engano.
O “mito” é: uma narrativa imaginada; uma representação simbólica; uma representação exagerada; uma ideia falsa.
No campo das tradições, das lendas imaginativas do folclore, o mito vem contribuir para o despertar da nossa capacidade imaginativa.
Para muitas crenças religiosas os mitos constituem tentativas de explicar certos fatos, princípios e ensinamentos para o que não se encontra uma fundamentação racional.
Assim é que o mito Papai Noel, tem um importante significado no tocante à alegria e à felicidade das crianças.
Consideradas as consequências, negativas e positivas, inocentes ou não, das narrativas falsas ou supostamente verdadeiras, como nós devemos proceder?
A Ética e a Moral recomendam-nos a VERDADE! O Ensino recomenda-nos a exemplificação simbólica para facilitar o entendimento.
O bom senso nos sugere um diligente esforço no sentido de esclarecer a verdade, na ocasião oportuna, com conhecimento de causa e com certa diplomacia para evitar desapontamentos, insegurança e descrédito.
Derrubar mitos inadvertidamente, sem os cuidados necessários sugeridos e proporcionados por um procedimento educativo e bem intencionado, pode causar desajustes emocionais, desorganizações institucionais e, até, o desencanto pela vida.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 28/11/2010
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II
0 comentários:
Postar um comentário