PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/11/2010

Os espaços e as barreiras…

dancacadeiraderodas

OS ESPAÇOS E AS BARREIRAS

A Natureza nos confere o espaço infinito, mas o homem constrói as impeditivas barreiras: barreiras geopolíticas, sociais, preconceituais, econômicas, preventivas, etc.

Os espaços denotam liberdade, circulação, movimentação, avanços e desenvolvimento; as barreiras sugerem impedimento, restrição, confinamento, imposição, prevenção, etc.

As barreiras podem ser: materiais (paredes, grades, muros, cercas, biombos, trincheiras, etc.); institucionais (leis, decretos, ordens e regulamentos); subjetivas (preconceitos, hábitos, medos, dúvidas...)

Há até barreiras imaginativas. Se não, vejamos: Em uma escola as crianças brincavam no pátio do recreio; notava-se que os meninos e as meninas não se misturavam e cada grupo ocupava fielmente o seu espaço, embora não existisse nenhuma barreira física entre eles. Muito admirados ouvimos dos alunos a explicação de que se tratava de uma “linha imaginária” há tempo estabelecida entre a direção da escola e os alunos.

Na verdade não, podemos desconsiderar a existência de “espaços” e “barreiras” que fazem parte da nossa vida.

Assim como os espaços precisam ser preservados, valorizados e, sabiamente utilizados, as barreiras merecem igualmente, de nossa parte, a mais ponderável atenção.

“Derrubar barreiras” nem sempre é a solução. Reforçá-las, às vezes se faz necessário diante das circunstâncias da vida. Dispomos de outras alternativas bem mais inteligentes e prudentes: suavizá-las; transformá-las em degraus ou rampas amenas; contorná-las...

Para lidar com as barreiras materiais, recorremos aos recursos de engenho e arte; com as institucionais buscamos soluções políticas e sociais; com as subjetivas, porém, só mesmo a Educação pode ser a solução.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 07/11/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics