O que fazer com o lixo mental!
Consideramos “lixo” tudo que é sujeira, imundície, coisa sem valor e até prejudicial.
Sabemos como proceder com o lixo orgânico, com o lixo radioativo, com os resíduos químicos, com o lixo reciclável.
São conhecidos também alguns procedimentos para eliminar as toxinas do organismo e soltar a tensão nos músculos.
Aparentemente estamos preocupados em limpar o nosso corpo e o ambiente em que vivemos de tudo que possa prejudicar a nossa saúde e energia, mas não cuidamos de esvaziar nossa mente de tudo quanto possa afetar e bloquear nossas atividades intelectuais, emocionais, espirituais e de relacionamento.
Estamos sempre atentos em manter impecável o exterior. Saímos todos os dias com roupas limpas, cabelos cuidados, os dentes escovados, mas com a mente cheia de ansiedades, ressentimentos, preocupações e ideias poluídas. Não cuidamos em varrer o lixo mental que vai se acumulando.
Sabemos que não é fácil lidar com o lixo mental. Requer decisão, tempo, coragem e persistência.
Algumas sugestões nos são passadas por especialistas no assunto:
- Procurar conhecer, relacionar e analisar os pensamentos e os sentimentos que nos causam medo, preocupação, mágoa, tristeza, ansiedade, incerteza, instabilidade emocional;
- Identificar, em cada um dos casos, os que possam ser naturais e até certo ponto úteis para que tomemos alguma providência;
- Identificar aqueles que não passam de representações puramente imaginativas e comprometedoras, convencendo-se da inutilidade e do comprometimento de tais pensamentos e descartando-os por tratar-se de “lixo" mental.
Luiz Gonzaga S.Ferreira – 22/05/2011
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<<<< PARTICIPEM
2 comentários:
Legal o conteúdo do seu blog, bem interessante. Eu devo excluir um pouco do lixo mental, as vezes eu penso muito em sex .
Muito legal esta postagem e é realmente muito importante nos desfazermos destes lixos mentais. Parabéns!
A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.
Convido você a conhecer também o novo agregador Super Links: http://www.superlinks.blog.br
Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links sem a necessidade de cadastro e aumente exponencialmente as visitas de seu site.
Postar um comentário