Microsoft Windows - 30 anos de história
Escrito originalmente em 20/10/2012 | Atualizado em 23/11/2015
Foi em 20 de novembro de 1985 que a Microsoft lançou a primeira versão do sistema operacional gráffico para desktop conhecido como Windows, criando uma nova era na informática. Nestes 30 anos o mundo conheceu 19 versões distintas que vai da versão Windows 1.0 até a versão do novíssimo Windows 10.
A seguir vamos descrever um pouquinho sobre as principais versões do Windows para PC, segundo a Wikipédia e sites de informática…
Windows – Linha do Tempo
Veja abaixo as principais versões Windows para relembrar a história da plataforma de computação mais utilizada no mundo:
1985 – Windows 1.0
Windows 1.0 foi o primeiro da família Windows. Inicialmente, o Windows não era um sistema operacional próprio, mas sim uma interface bidimensional entre o MS-DOS e o usuário. Suas funcionalidades eram relativamente limitadas. (fonte: Wikipedia)
1987 – Windows 2.x
O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard. Foi lançado em 9 de dezembro de 1987 e substituído, posteriormente, pelo Windows 3.0 em 1990. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" de 360 KB cada um.
O Windows 2.0 praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0, com a diferença de ter mais recursos, ferramentas e cores. Os computadores daquela época eram ainda muito lentos quando estes utilizavam uma interface gráfica de boa qualidade. Permite a sobreposição de janelas e estas podem maximizar e minimizar. O Painel de Controle aparece pela primeira vez…
Existem duas versões especiais do Windows 2.1:
- Windows 2.1/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286;
- Windows 2.1/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386. (fonte Wikipedia)
1990 – Windows 3.x
Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram
propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.
Nesta versão a interface ganha um Gerenciador de Programas e Ícones (atalhos para aplicativos organizados em grupos) e suporte às fontes True Type. (fonte wikipedia).
1995 – Windows 95
O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida.
Nesta versão houve a primeira aparição do menu iniciar e da barra de tarefas.
1998 – Windows 98
O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) era um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. A versão 98 foi a última baseado no sistema operacional MS-DOS (fonte: wikipedia)
2000 - Windows ME
O Microsoft Windows Millennium Edition (ME de Millennium Edition) é uma versão da popular linha de sistemas operacionais Windows para computadores pessoais, lançado pela Microsoft em 14 de Setembro de 2000 sendo o sucessor do Windows 98. Essa versão do Windows trouxe algumas inovações, como a capacidade de lidar com várias mídias digitais, vindo pronto para o MP3, um programa de edição de vídeo (Windows Movie Maker), um assistente de criação de redes digitais domésticas e versões de programas atualizados. Além disso, também foi incluída uma versão limitada da função hoje presente no Windows XP, que é a de "Restauração do Sistema", que permite restaurar arquivos de sistema importantes, caso alguma modificação do sistema ou instalação de software tenha dado errado.
Como o Windows ME pertencia a família 9x, a Microsoft voltou a investir na bem sucedida família NT que ganhou uma versão Home com o lançamento do Windows XP, para receber os usuários vindos do Windows 98 / Me. Com todo sucesso dos NT (2000,XP,Vista,7) a família 9X foi finalmente abandonada como a Microsoft já planejava fazer. O suporte ao cliente do Windows ME foi de apenas 6 anos, terminando em 11 de julho de 2006. (fonte wikipedia);
2001 – Windows XP
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers. O nome "XP" deriva de eXPerience,[2]. O Windows XP é o sucessor de ambos os Windows 2000 e Windows Me e é o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo (Windows NT 5.1). O Windows XP foi lançado no dia 25 de Outubro de 2001, e mais de 400 milhões de cópias estavam em uso em Janeiro de 2006, de acordo com estimativas feitas naquele mês pela empresa de estatísticas IDC.[3]
As duas principais edições do sistema operacional são o Windows XP Home Edition, que é destinada a usuários domésticos, e o Windows XP Professional Edition, que oferece recursos adicionais, tais como o Domínio de Servidor do Windows, dois processadores físicos e é direcionada a usuários avançados e a empresas. O Windows XP Media Center Edition tem mais recursos de multimídia possuindo a capacidade de gravar e sintonizar programas de televisão, ver filmes de DVD, e ouvir música.
O Windows XP é conhecido pela sua estabilidade e eficiência que melhoraram ao longo das versões 9x do Microsoft Windows. Ele apresenta uma nova interface gráfica, uma mudança que o tornou mais amigável do que versões anteriores do Windows. É também a primeira versão do Windows a usar um programa de ativação na luta contra a pirataria de software, uma restrição que não foi muito bem aceita por muitos usuários que defendiam a privacidade. O Windows XP também foi criticado por alguns usuários devido suas vulnerabilidades de segurança, sua fraca integração entre aplicativos, como o Internet Explorer 6 e Windows Media Player, e para funções de contas de usuário. Suas últimas versões com o Service Pack 2, o 3 e o Internet Explorer 7 resolveram alguns desses problemas (fonte: Wikipedia).
2007 – Windows Vista
O Windows Vista é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn.[1]O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.
O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB) - (fonte wikipedia).
Problemas de desempenho e compatibilidade afastam usuários que preferem utilizar o Windows XP.
2009 – Windows 7
O Windows 7 é uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops e PC's de centros de mídia, entre outros.[1] Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lançamento de seu predecessor, Windows Vista.
Diferente do Windows Vista, que introduziu um grande número de novas características, Windows 7 foi uma atualização mais modesta e focalizada para a linha Windows, com a intenção de torná-lo totalmente compatível com aplicações e hardwares com os quais o Windows Vista já era compatível. Apresentações dadas pela companhia no começo de 2008 mostraram um "Shell" novo, com uma barra de tarefas diferente, um sistema de "network" chamada de "HomeGroup", e aumento na performance. Algumas aplicações que foram incluídas em lançamentos anteriores do Windows, como o Calendário do Windows, Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não serão incluidos no Windows 7 - estes são oferecidos separadamente como parte gratuito do Windows Live Essentials, para download gratuito. Em 2012, o Windows 7 alcançou 46,7% dos usuários mundiais, continuando como o sistema operacional mais usado do mundo, ultrapassando até o Windows XP (fonte: wikipedia).
2012 – Windows 8
Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets[5]. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, [6] adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
A Microsoft lançou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o público, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela versão Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012.[9] No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a versão Windows 8 Release Preview. A versão final tem lançamento previsto a 26 de outubro de 2012. (fonte: wikipedia)
2014 - Windows 8.1
Apesar de não ter sido um lançamento totalmente novo, esse update gratuito suavizou as piores coisas do Windows 8. Os usuários podiam escolher inicializar para o desktop em vez da tela Iniciar, e o botão Iniciar voltou (mas não o verdadeiro menu Iniciar, que voltou apenas no Windows 10).2015 - Windows 10
A Microsoft lançou o Windows 10 Technical Preview (nome de código Threshold) no dia 30 de setembro de 2014 e em seu lançamento foi enfatizado o retorno do Menu Iniciar de que tanto os utilizadores sentiam falta.
Quanto ao design, houve muitas alterações quando se compara com a versão anterior (Windows 8.1). A promessa do novo Windows é de unir o melhor de dois mundos que se tornaram distantes (Windows 7 e Windows 8.1).
Outro recurso apresentado foram as novas Live Tiles, que podem ser inseridas agora, ao lado do Menu Iniciar, e dimensionadas, tal como no Windows 8.1. Além disso, o Windows 10 traz diversos novos recursos e inovações que superam, em quantidade, as apresentadas no Windows Vista. Diversos recursos e funcionalidades foram substituídas/remodeladas ou, simplesmente, deletadas, tornando o sistema mais limpo e fluído. Funcionalidades comuns, como calculadora e o Internet Explorer, por exemplo, foram substituídas pelos Aplicativos Universais.
No dia 29 de julho de 2015, a versão final do Windows 10 foi lançada pela Microsoft.
Conheça o Windows 10:
Para saber mais sobre o Windows 10 e atualizar o seu computador acesse o link: Windows 10 - Faça coisas incríveis.
2 comentários:
Estou tendo problema para atualizar para windows 10, por favor, poderia me ajudar?
Olá L.L.
Que problemas você está tendo?
Postar um comentário