PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

05/11/2012

Conheça o programa gratuito da Microsoft para desenvolvimento de sites

webmatrix

Software alternativo ao Visual Studio

Como muitos desenvolvedores de sites ainda não conhecem, vamos mostrar neste artigo um  software que a Microsoft desenvolveu como um IDE alternativo ao Visual Studio. O software, denominado de WebMatrix, que já está na sua segunda versão, é totalmente gratuito e foi desenvolvido para criar, gerenciar e publicar sites de forma simples e eficiente.

IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um programa de computador que reúne características e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software com o objetivo de agilizar este processo.

O WebMatrix possui várias ferramentas focadas em tecnologias e plataformas open-source (código aberto), facilitando a criação de sites com aplicativos como  o WordPress, Joomla, Drupal, DotNetNuke, Orchard entre outros CMS’s. O programa da Microsoft permite agregar todo o ambiente de desenvolvimento (programação), publicação (servidor) e banco de dados de forma simples e acessível. Com ótima usabilidade, o programa é bem intuitivo, e conta com instruções na tela sobre todas as funções e ferramentas. Possui várias opções de modelos, aplicativos e configurações automáticas para conexão com o servidor e o banco de dados.

O software também é um ótimo editor, leve, e focado no desenvolvimento de sites em ASP.NET, PHP, HTML5, CSS3 e o popular JavaScript, incluindo toda a biblioteca JQuery.

Bem, se você ainda não conhece o WebMatrix, vale a pena experimentar. Nem sempre é necessário utilizar o super poderoso Visual Studio (e caro $$$) para desenvolver sites e aplicativos na internet. O WebMatrix é um software alternativo, gratuito,  mais leve e simplificado do que o Visual Studio, e que pode sim  dar conta do recado. Veja abaixo como instalar o seu WebMatrix gratuito…

Instalando o WebMatrix 2

Acesse o site: www.microsoft.com/web/webmatrix

Clique no botão (verde) [Free Download].

image

Clique em [Download] para baixar o arquivo webmatrix.exe

image

Instale o programa a partir do arquivo webmatrix.exe. Aguarde alguns instantes e clique no botão [Instalar].

image

Clique em [Aceito] para fazer o download dos aplicativos, produtos e componentes a serem instalados e ativados.

image

Aguarde o processo de instalação

image

Clique no botão [Concluir].

image

Pronto, o Microsoft WebMatrix2 já foi instalado. Se desejar instalar mais algum aplicativo opcional, clique no botão [Adicionar]. Caso contrário, clique em [Sair].

image

Entre no programa WebMatrix2 e bons trabalhos.

image

A seguir vamos dar alguns links para você aprender a utilizar o programa. Futuramente, vamos criar alguns tutoriais também a respeito de como utilizar o Microsoft WebMatrix para determinadas aplicações.

Usando o WebMatrix

Para utilizar o WebMatrix vamos apresentar alguns tutoriais para ajudar você a conhecer e utilizar da melhor forma este excelente IDE para desenvolvimento de sites e aplicativos para a Internet.

1) Tutorial: Como construir um site com o WebMatrix 

(Blog: http://dicasdehospedagem.com)

image

2) Aprender, Como fazer, Passo a Passo e Documentação – Tutorial completo da Microsoft

image

3) Quatro dicas ninja para desenvolver sites com o WebMatrix

(Site: http://imasters.com.br)

image

4) Se você utiliza o Joomla, leia: WebMatrix - Ferramenta de desenvolvimento Web

(Site: http://www.joomlaavancado.eti.br)

image

byALF

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics