Série Arduino Básico
Neste projeto vamos criar um "dado eletrônico" que irá sortear números de 1 a 6 em um display de 7 segmentos. Cada jogada é realizada ao pressionar um botão. Iremos também apresentar o conceito de manipulação direta de portas do Arduino onde mostraremos como utilizar um registrador de portas DDR e PORT.
Observações:
1. Neste projeto você poderá utilizar um display catodo comum ou anodo comum (invertendo os valores 0 e 1 dos bits)
2. O conceito apresentado para DDR e PORT é específico para Arduino UNO R3 que utiliza o micro-controlador ATmega328. Outros micro-controladores podem ter configurações diferentes.
3. ATENÇÃO: Tome muito cuidado em utilizar o conceito de manipulação direta de portas. Qualquer erro pode danificar permanentemente o seu Arduino.
Display de 7 segmentos: é um componente eletrônico utilizado para apresentar informações visuais. Possui apenas 1 dígito, formado por 7 segmentos de leds acionados de forma independente mais o led do ponto que fica no canto inferior direito do display. Desta forma é possível formar caracteres de 0 a 9, hexadecimais de A a F, e algumas letras do alfabeto latino. O display e formado pelo arranjo de LEDs (diodos emissores de luz) encapsulados em um invólucro apropriado, controlados individualmente, que podem estar acesos ou apagador, formando assim o caractere desejado. É possível encontrar no mercado, displays de catodo comum e de anodo comum.
No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!
Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.
Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos
Como o projeto deve funcionar
Acesse o link: Projeto 60 - Dado eletrônico com Arduino (uso de manipulação
1. Ao iniciar o programa, o display irá ficar totalmente apagado.
2. Para gerar uma rodada do dado basta pressionar o botão.
3. Os números são passados de forma aleatória e com quantidade e velocidade variável.
4. Finalmente um número ficará fixo mostrando supostamente a face do dado.
5. Clique no botão para gerar uma nova rodada.
Veja abaixo a montagem do circuito:
Montagem com display 7 segmentos (catodo comum) - Simulação
Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:
Veja o tutorial completo em: Projeto 60 - Dado eletrônico com Arduino (uso de manipulação direta de portas)
1 comentários:
Congratulations on having a reward, through this post, you have opened many of your ideas, so I can learn more about many valuable things. club penguin
Postar um comentário