PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/03/2021

Regras para você não errar mais quando usar a vírgula

image

Uso da vírgula

Na língua portuguesa a vírgula é um dos sinais de pontuação que mais causam dúvidas. Muita gente não sabe ao certo como usá-la.

Veja a definição de vírgula no dicionários:

Vírgula - sinal gráfico de pontuação (, ) que indica pausa ligeira e é usada para separar frases encadeadas entre si ou elementos dentro de uma frase.

Parece simples, não? Mas vamos conhecer as regras definitivas de como utilizar a vírgula sem errar.

image

Regra 1

Elementos que podem ser listados

Exemplo: 

São meus amigos:

  • Carlos
  • Mara
  • Silvia
  • Paulo
  • André

Portanto, os nomes deverão ser separados por vírgula:

Carlos, Mara, Silvia, Paulo e André são meus amigos.

Outro exemplos:

A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas, enchem-lhe a voz de formas e de cores… (Teixeira de Pascoaes)

image

Regra 2

Explicações que estão no meio da frase

Exemplo: Explicações que interrompem a frase devem ser separadas por vírgula.

Mara, a aluna que eu te falei, faltou da aula hoje.

Exemplo: Quando explica algo (oração adjetiva explicativa)

A minha casa, que é muito bonita por sinal, está a venda.

image

Regra 3Separar o lugar, o tempo ou o modo no início da frase

Lugar (adjunto adverbial de lugar):

Aqui dentro, Jorge conseguiu o que queria.

Lá fora, a temperatura estava agradável.

São Paulo, 13 de fevereiro de 1899.

Tempo (adjunto adverbial de tempo):

Ontem, todos vieram me visitar.

Na semana passada, eles estudaram muito.

Tempo (adjunto adverbial de modo):

De modo geral, elas falam demais.

De certo modo, precisamos ganhar esse prêmio.

Desta forma, determinamos a rota da viagem.

image

Regra 4

Separar orações independentes

Orações independentes são aquelas que têm sentido, mesmo estando fora do texto.

Vírgula separando orações independentes:

Tirou o chapéu, cruzou as pernas, fingiu não me ver, começou a ler o livro da sua vida.

Orações independentes: vírgula antes de conjunções adversativas (obrigatório):

Eu gosto muito de doce, mas não posso comer muito para não engordar.

Eu gosto muito de doce, porém não posso comer muito para não engordar.

Eu gosto muito de doce, contudo não posso comer muito para não engordar.

Eu gosto muito de doce, no entanto não posso comer muito para não engordar.

Eu gosto muito de doce, entretanto não posso comer muito para não engordar.

Eu gosto muito de doce, todavia não posso comer muito para não engordar.

Orações independentes: vírgula antes das conjunções conclusivas:

Não posso comer doces, pois estou fazendo dieta.

Penso, logo existo.

Precisarei mudar de cidade, portanto terei que sair da escola.

Penso da mesma forma que você, então podemos ser amigos.

Precisarei mudar de cidade, por isso terei que sair da escola.

Farei tudo o que é possível, assim você poderá gostar de mim.

Vou te amar para sempre, mesmo que você nunca me ame.

Orações independentes em expressões explicativas, tais como: isto é, ou seja, enfim, ou melhor, etc.

Vou mudar de cidade, enfim, começar uma nova vida.

Ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

Fui visitar a casa da esposa, isto é, a minha nova casa.

image

Regra 5

Vírgula antes do “e”

Como regra geral, não se usa vírgula antes de “e”. Entretanto, existe só um caso em que se utiliza a vírgula, que é quando a frase depois do “e” descreve uma pessoa, coisa ou objeto (sujeito) diferente do que vem antes dele. Exemplos:

O sol estava fraco, e a tarde já era amena. (sol e tarde)

O velho morreu, e os filhos ficaram desprovidos. (velho e filhos)

A casa era linda, e o jardim sem graça. (casa e jardim)

image

Regra 6

Vírgula opcional

Há casos em que a vírgula é opcional. Se a expressão de tempo, modo, lugar etc. (regra 3) não for uma expressão, mas sim uma palavra só, então a vírgula é facultativa. Vai depender do sentido, do ritmo, da velocidade que você quer dar para a frase. Exemplos:

Depois vamos ao cinema.

Depois, vamos ao cinema.

Geralmente gosto de viajar a noite.

Geralmente, gosto de viajar a noite.

Antes precisamos conversar.

Antes, precisamos conversar.

byALF

 



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics