O que é Personal Branding
Personal branding é um termo inglês que significa marca pessoal, ou seja, a imagem que as pessoas têm de você, consciente ou inconscientemente, resultado das suas ações.
Segundo Jeff Bezos, CEO da Amazon, “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala”.
A partir desse conceito podemos usar o nosso personal branding como uma estratégia para criar presença e autoridade, influenciando determinado grupo através da sua história, experiências, conhecimento e visão de mundo, assim como, através dos seus valores, crenças, objetivos e propósitos.
Nunca o personal branding foi tão importante como nos dias de hoje, onde as pessoas são o produto do seu próprio negócio. Qualquer pessoa com acesso à internet pode posicionar-se dentro de uma especialidade e atrair clientes para seus serviços e negócios, especialmente para os freelancers, profissionais autônomos e empreendedores.
Por isso é tão importante desenvolver a sua marca pessoal para garantir que as pessoas te vejam como você deseja ser visto e lembrado, e que possam perceber claramente quais são os seus diferenciais.
Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para você criar e gerir a sua marca pessoal.
Pesonal branding X Marketing Pessoal
Muitas vezes confundimos personal branding com marketing pessoal, mas eles tem diferenças:
O personal branding é responsável por compartilhar a essência da sua marca pessoal, criando laços com os seus seguidores.
Já o marketing pessoal se concentra na comunicação com o seu público fazendo que se obtenha uma ação mais direta.
No entanto, estratégias assertivas na comunicação e no marketing pessoal irão reforçar e ajudar você a construir uma marca pessoal forte.
Benefícios do Personal Branding
Criar uma marca pessoal forte traz vários benefícios para a sua vida, sua carreira e seus negócios. Veja alguns deles:
a) Humanização: ao revelar mais sobre você, as suas ações passam a ser mais humanas e menos comerciais.
b) Identidade: o personal branding irá garantir que as pessoas saibam porque e para quê podem contar com você em assuntos específicos que você deseja explorar.
c) Destaque: uma marca pessoal permite que você reforce suas qualidades e mostre as características que te diferenciam dos demais profissionais da sua área de especialização.
d) Oportunidade: com uma marca pessoal forte você certamente ficará mais exposto à entrevistas e ofertas de empregos, contatos, clientes, eventos, promoções e muito mais.
e) Alcance: com uma marca você poderá ampliar o alcance da sua mensagem e dos seus objetivos.
f) Valores: através do personal branding você irá entregar valor ao seu público-alvo.
Dicas para você criar a sua marca pessoal
1. Autoconhecimento
Referência: O que o personal branding pode fazer por sua carreira
Você deve mostrar aquilo que você é, pelas suas experiências, conhecimento, interesses e pontos relevantes na sua vida, que podem ajudar e inspirar outras pessoas em situações semelhantes.
Para isso, responda algumas questões como:
- Qual o seu maior objetivo naquilo que você atua?
- Qual é a sua missão pessoal?
- Quais são os seus valores (aquilo que você acredita e defende)?
- Quais são as suas paixões e interesses?
- Quais são os pontos relevantes da sua história de vida e como eles podem ajudar outras pessoas?
- Quais são os seus maiores habilidades, soft skills, pontos fortes, competências e como isso pode ajudar as pessoas a melhorarem?
Respondendo estas perguntas você irá descobrir o que faz com que você seja único e autêntico.
2. Feedbacks
Obter feedbacks das pessoas irá mostrar como anda a sua imagem diante dos colegas, amigos e do mercado.
Primeiro verifique com as pessoas mais próximas. Elas poderão revelar de forma verdadeira e autêntica como te enxergam, e assim identificar qual é o seu valor para quem está perto.
Também como exercício, faça uma busca com o seu nome no Google, no modo anônimo, e cheque se os seus perfis se destacam e quais os assuntos relacionados. As pessoas, incluindo clientes, parceiros e recrutadores, tendem a pesquisar suas credenciais nos buscadores. Aparecer em conteúdos positivos é início de uma boa primeira impressão.
3. Elimine conteúdos prejudiciais
Através de pesquisas com o seu nome, é possível que apareçam postagens, blogs, fotos e registros antigos que podem prejudicar a sua estratégia de criação de uma marca pessoal.
Tente descartar ou ocultar conteúdos que de alguma forma contenham:
- Comportamento profissional não compatível
- Fotos ou vídeos que associem ao consumo frequente de bebidas ou drogas
- Pontos de vista polêmicos relacionados à política, religião, raça ou gênero
- Conteúdo sexual
- Conteúdo com violência
- Comportamento intolerante e abusivo
4. Público Alvo
Definia o seu público alvo, ou seja, para quem você quer falar ou escrever. É muito importante que você seja realista na hora de identificar quais são as pessoas que você deseja alcançar. Não adianta querer se comunicar com o CEO de empresas multinacionais se você está apenas começando, por exemplo.
Conhecer o seu público alvo é fundamental para que você possa comunicar com ele com eficiência, usando a mesma linguagem e os mesmos ideais do seu público.
Depois de conhecer quem é o seu público alvo, você precisará encontrar as formas para comunicar-se com ele. Planeje tudo aquilo que você deseja transmitir, mostrando como você pode ajudar através dos seus pontos de vista e soluções.
5. Defina quem você é e o que você tem a oferecer
Nesta fase você deverá criar a estrutura básica que irá delimitar seus temas de interesse, propósito e como você poderá auxiliar o seu público alvo.
Aqui você deve definir seus pontos fortes, interesses, paixões e diferenciais que ajudarão a montar a sua marca pessoal.
A partir dessa estrutura básica (interesses, propósito e diferenciais) em conjunto com as informações sobre o seu público alvo, você poderá criar um plano geral dos assuntos que poderá abordar e os conteúdos que poderá produzir.
Mas atenção, seja sempre autêntico e honesto com o seu público. Caso não tenha experiência em alguma área, promova parcerias com pessoas que possam complementar as suas ideias. Juntos vocês poderão oferecer novas propostas para o mercado.
6. Cria uma estratégia digital
Hoje em dia os mercados estão cada vez mais digitalizados, sendo a internet a maior fonte de pesquisa de todos os tipos.
Por isso, independente da sua formação e da sua área de atuação, a estratégia de personal branding deve ser direcionada principalmente para o meio online.
Nesta sua estratégia, você deverá incluir conteúdos relevantes que despertem a identificação e a interação do seu público alvo.
É importante salientar que o formato desse materiais dependerão do seu conhecimento e do que faz sentido para o seu público. Assim, você poderá escrever posts, e-books ou publicação de imagens visuais,
7. Canais de comunicação
No mundo físico, suas apresentações, participações em palestras, eventos e cartões de visita podem ser suficientes para fortalecer a sua presença junto ao seu público.
Já no mundo virtual as possibilidades são várias:
Manter um currículo online atualizado, por exemplo é uma boa dica. Também criar um portfólio e/ou um blog próprio poderão ser ótimas ferramentas para você mostrar suas referências, histórico, trabalhos, missão profissional e experiências.
As informações oficiais e formais devem ser de preferência comunicadas através de endereços eletrônicos (e-mails). Para isso é desejável que você tenha um endereço de e-mail personalizado com a sua marca.
Também não podemos esquecer das redes sociais. Estas são fundamentais para você ampliar o seu alcance com o público alvo, onde, desde que, tomados os devidos cuidados, podem ser ótimas alavancas para você expor a sua imagem para um grande número de pessoas. O Linkedin costuma ser ótimo para mostrar a sua produção intelectual, enquanto o Instagram e o Facebook para expor mais a sua imagem pessoal.
Temos ainda o Whatsapp ou o Telegram que são ferramentas poderosas para uma comunicação direta com o seu público, dentre muitas outras formas de comunicação.
Para criar conteúdo de informação, além das ferramentas que mostramos aqui, você poderá criar vídeos no Youtube e sites com conteúdo próprio que atinjam os interesses do seu público.
A seguir alguns links de plataformas e ferramentas virtuais: Linkedin, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Pinterest
8. Engajamento social
Esta dica é a cereja do bolo para quem está criando uma marca pessoal forte.
Atividades espontâneas realizadas em prol de causas comunitárias, coletivas e sociais sem objetivo de lucro ou vantagem pessoal e visando o bem comum, irão fortalecer muito o seu personal branding, além de fazer bem ao próximo e a você mesmo.
Trabalhos voluntários, projetos ambientais, participações em ONG’s e trabalho comunitário podem enriquecer muito o seu currículo e aproximar você mais ainda do seu público alvo.
Também é importante a sua participação em eventos, oferecendo palestras ou workshops sobre suas habilidades, sem cobrar nada por isso. Isso ajudará você a construir uma rede de relacionamento consistente e fundamental para a sua marca.
9. Educação continuada e permanente
Esta última dica, e não menos importante, é fundamental para o seu sucesso, sua carreira e sua marca pessoal.
Com a rápida evolução tecnológica atual é imperativo a necessidade contínua e permanente de novos conhecimentos que permitirão ampliar a sua qualificação, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal.
Lembre-se que as velozes transformações da sociedade ocorridas atualmente forçam-nos a permanecermos continuamente em estado de aprendizes.
E não esqueça da leitura. Ler livros sobre vários temas irão estimular a sua criatividade, melhorar a sua concentração, ampliar seu vocabulário e seu conhecimento, despertando o senso crítico e a flexibilidade analítica.
Conclusão
Se você não gerenciar a sua marca pessoal, outras pessoas acabarão moldando a sua imagem por você.
Descubra quem é você e qual é o seu propósito, avaliando seus pontos fortes, experiências, valores e público alvo.
A partir desse propósito conte a sua história, compartilhando onde for possível, seja em redes sociais, seu site, blogs ou até em conversas pessoais.
Observe com atenção como você se apresenta em todos momentos da sua vida, presencialmente ou através da internet.
Procure associar-se a comunidades e organizações alinhadas aos seus valores e objetivos, construindo assim a sua credibilidade.
Crie recursos profissionais através de currículo, sites, portfólios e redes sociais.
Utilize ferramentas online e presenciais para a criação e divulgação de conteúdo que possam gerar soluções para o seu público.
Estude e leia sempre que possível.
Seja sempre autêntico e verdadeiro.
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