PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

22/06/2008

Respeitando o Cliente

image

Respeitando o cliente

(por José Antônio Rosa*)

O listão americano de pessoas que não querem receber telefonemas de telemarketing, o chamado "Do-not-call list" vem causando confusão, pois a Associação de Marketing Direto (Direct Marketing Association) contestou em tribunais (e levou uma primeira vitória) sua legalidade, porque ela teria sido criada sem o aval do congresso.

Suponhamos que a decisão atual de interromper a lista vingasse, o que é muito duvidoso, qual seria a grande vantagem para as empresas de telemarketing? O direito de chamar quem não quer ser chamado e que reage agressivamente aos chamados? O direito de tentar vender e "torrar" a imagem da empresa?

Nem tudo que é legal é ético ou legítimo. O princípio mais elementar do marketing é conquistar clientes por meio do atendimento verdadeiro de suas reais necessidades - nunca forçando a barra com práticas de vida curta.

Qualquer empresa faz bem em questionar o seguinte:

  • Como estamos tratando nossos clientes?

  • Como eles interpretam o tratamento que estamos dando?

  • Estaríamos contrariando os legítimos interesses ou desejos dos clientes em algum ponto?

  • Poderíamos adotar medidas para evitá-lo?

Tempos de dificuldades levam muitas empresas a caírem na tentação de forçar vendas ou adotar outras práticas de ética duvidosa. É bom pensar bem, pois os clientes têm memória e o elo rompido dificilmente será reconquistado.

(*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.)


Fonte: www.secretariando.com.br (16/06/08)




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics